SUS fornece mais de 18 mil materiais para pessoas com deficiência

Saiba como conseguir gratuitamente órteses, próteses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apenas no primeiro trimestre de 2016, o SUS, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Teresina, forneceu gratuitamente 18.026 órteses, próteses e materiais especiais à população. Essa quantidade representa 886 a mais do que o dispensado no mesmo período de 2015. A lista de materiais especiais ofertados é extensa, mas destacam-se cadeiras de rodas, óculos de grau, andadores fixos, calçados anatômicos e ortopédicos, bengalas, muletas axilares, palmilhas, bolsas de colostomia e, ainda, aparelhos para pessoas com perda auditiva.

Um dos beneficiados com o material do SUS foi o servidor público municipal Francisco José de Sousa, mais conhecido como Soares, que é deficiente físico: “Há 9 anos que utilizo cadeiras de rodas. O recebimento do material pelo SUS foi rápido, não houve dificuldade. A cadeira de rodas é minha vida, a manejo com meus braços e sou totalmente independente para sair para qualquer lugar”, afirma.

Para Alduína Rego, diretora de regulação da SMS Teresina, a oferta traz benefícios: “O SUS fornece esses materiais, ensina a utilizá-los, realiza a avaliação periódica e o acompanhamento do usuário no período de adaptação. São materiais caros e que possibilitam que a pessoa possa substituir e/ou recuperar um membro do seu corpo, por exemplo. Isso é muito importante para que o usuário realize suas atividades diárias com normalidade, dentro das suas possibilidades. É um processo que ressocializa a pessoa com deficiência”, afirma.

De acordo com Sheylla Maranhão, gerente de monitoramento da SMS Teresina, as órteses, próteses e materiais especiais são classificados em dois tipos: “Segundo a tabela SUS, as órteses, próteses e materiais especiais podem ser cirúrgicos e não-cirúrgicos. Os cirúrgicos são solicitados e adquiridos pelo próprio hospital, quando o usuário está internado e o médico solicita. Os não-cirúrgicos são recebidos pelo usuário ambulatorialmente, de acordo com a sua necessidade e por solicitação médica”, afirma.

Saiba como conseguir gratuitamente órteses, próteses e  materiais especiais

Para obtenção do material especial, classificado como não-cirúrgico (ambulatorial), o usuário que mora em Teresina deve levar a documentação necessária (RG, CPF, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS e prescrição médica) para o Setor de Protocolo da Secretaria Municipal de Saúde da capital. Após análise, o processo será encaminhado aos prestadores de serviço, a exemplo do CEIR, responsáveis pela dispensação do material.

A obtenção de determinados materiais especiais não-cirúrgicos (ambulatoriais) segue fluxo diferente. No caso das bolsas de colostomia, estas devem ser recebidas pelo usuário no Lineu Araújo, estabelecimento da Prefeitura de Teresina; materiais como cateteres para hemodiálise são obtidos junto a clínicas de Nefrologia credenciadas ao SUS; materiais odontológicos, a exemplo de prótese maxilar e mandibular (dentaduras), podem ser obtidos em determinadas clínicas credenciadas ao SUS e o aparelho ortodôntico fixo no Hospital São Marcos, por meio de programa específico de lábio leporino.

Segundo Salete Vasconcelos, membro da equipe multiprofissional da SMS Teresina, a solicitação dos materiais especiais pode ser feita pelo usuário, por familiar devidamente comprovado ou por terceiros mediante apresentação de procuração particular. Os usuários não-residentes em Teresina que necessitarem destes materiais especiais devem dirigir-se à Secretaria de Saúde do seu município de origem.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES