THE ganha primeiro sistema de tratamento de resíduos da saúde

A empresa Sterlix Ambiental vai auxiliar a cumprir as exigências legais em relação à oferta de serviços de gerenciamento completo de resíduos da saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As questões da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente começaram a ser vistas como condição primordial para manutenção da vida no planeta já há algum tempo. Assim, os governos de vários países buscaram criar leis e diretrizes contundentes so-bre esses assuntos. No Brasil, não foi diferente. Hoje, a legislação ambiental procura amenizar os impactos de todos os serviços que podem, de alguma forma, interferir de maneira negativa no meio ambiente. Teresina já está se adequando a essa realidade, e um exemplo disso é o novo modelo de coleta de resíduos sólidos, apresentado ontem, em evento no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina.

Para tanto, foi montada uma parceria com a empresa Sterlix Ambiental, para auxiliar todo o mercado a cumprir as exigências legais em relação à oferta de serviços de gerenciamento completo de resíduos da saúde, que vão desde a coleta até a destinação final. A Sterlix, que está no mercado desde 2000, vai atuar para modernizar a destinação do lixo gerado em hospitais públicos e privados. A demanda é grande, haja vista que a cidade possui um pólo de saúde que é referência regional.

Dia 02 de maio é o prazo estabelecido pela Prefeitura de Teresina para que os geradores de resíduos de saúde passem a se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº. 12.305). A Lei, que vem sendo estudada desde 2003, teve sua homologação em 2010 e a partir daí até 2014, todos os municípios devem ter o seu plano de gestão de resíduos funcionando sob a forma da Lei. A partir de hoje, a Sterlix passa a realizar o tratamento do material advindo dos hospitais da rede municipal, ajudando Teresina a adequar-se à nova norma. A capacidade inicial de processamento da estação de tratamento instalada no polo industrial sul é de 120 toneladas.

A Sterlix está preparada para receber resíduos perigosos classe I, da área de saúde, que não podem ser depositados em aterros comuns de lixo doméstico. A empresa utiliza a tecnologia de esterilização pelo sistema de autoclave, hoje o mais correto e eficiente processo para a proteção ambiental. ?Vale lembrar que a autoclavagem é o sistema mais utilizado hoje nos países de primeiro mundo. O Piauí tem muito potencial neste mercado, e nós viemos para ficar?, lembrou Jorge Antônio Barbosa, diretor presidente da Sterlix Ambiental, durante a apresentação dos serviços da empresa.

O governador Wilson Martins também esteve presente na apresentação do novo sistema de coleta. ?É uma alegria muito grande a instalação dessa nova empresa no Piauí. Recentemente estivemos nos Estados Unidos, onde observei iniciativas modernas de tratamento de resíduos em San Francisco e em Orlando. A modernização da coleta desse material sempre foi prioridade para o nosso governo?, disse o governador.

A Sterlix Ambiental tem um plano de expansão que contempla um planejamento de dois a três mil clientes privados só em Teresina. A empresa espera ainda aumentar sua atuação para o norte e para o Sul do Estado.

A Sterlix no Brasil

Além da capital Teresina (PI), a Sterlix Ambiental tem ainda outras unidades distribuídas pelo país, a exemplo, as unidades de Mogi Mirim (SP), Bauru (SP), Franca (SP), Piratininga (SP), Tupã (SP), Uberlândia (MG) e Uberaba (MG).

Com a inauguração da Stelix Ambiental em Teresina, hospitais, clínicas e profissionais da saúde, humana ou animal, poderão contar com um serviço eficiente para destinação correta dos resíduos gerados. Desta forma, garantindo a obtenção do certificado de que seguiram todas as orientações e determinações da atual legislação. O documento importante porque será exigido em caso de fiscalização.

A Sterlix Ambiental recebeu, em 2011, o reconhecimento de um dos principais prêmios para a comunidade de saúde do país, o Top Hospitalar, que já está na sua 14ª edição. O Prêmio reconhece os fornecedores do setor de saúde que se destacaram em 2011. São os hospitais, clínicas e laboratórios que elegem, espontaneamente, seus fornecedores preferidos.

O objetivo da premiação é tornar tangíveis os níveis dos serviços prestados pelos fornecedores e, desta forma, evidenciar ao mercado quem são os ícones de excelência a serem seguidos, para assim, tornar a relação do setor mais transparente e justa. A cerimônia de entrega do Top Hospitalar 2011 foi realizada em São Paulo, sendo a Sterlix vencedora no Grupo Indústrias de Serviço, subcategoria Resíduos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES