Tartarugas voltam a se multiplicar após família salvar milhares de filhotes

A iniciativa de Zé é conhecida como Projeto Quelônios e se une aos esforços de instituições e pessoas para mantê-las vivas na natureza.

Tartarugas voltam a se multiplicar após família salvar milhares de filhotes | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em vinte anos, o ambientalista José Gomes, conhecido como Zé do Lago, salvou de 4 a 7 mil filhotes de tartarugas anualmente no rio Xingu, na cidade de São Félix do Xingu, no Pará. Segundo a família, algumas sobreviveram por mais de uma década e já estão reproduzindo.

As tartarugas são da ordem dos quelônios, que inclui também os cágados e jabutis. São grandes espalhadoras de sementes e fazem uma "faxina" por se alimentarem de quase tudo no fundo dos rios. A iniciativa de Zé é conhecida como Projeto Quelônios e se une aos esforços de instituições e pessoas para mantê-las vivas na natureza. Não é fácil.

Tartarugas voltam a se multiplicar após família salvar milhares de filhotes- Foto: Reprodução 

Os quelônios são frágeis quando nascem e estão no cardápio de jacarés e, principalmente, dos seres humanos. Um estudo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros estima que 1,7 milhão desses animais sejam consumidos só no Amazonas. Em Manaus, a carne de um quelônio adulto pode custar até mil reais por quilo e é servida no próprio casco. Os ovos também são comidos e alguns são vendidos como animais domésticos. Neste cenário, salvar o máximo possível de filhotes aumenta a chance de completarem de 15 a 20 anos de idade, quando se reproduzem. 

Zé do Lago, com a esposa Márcia Nunes e a enteada Joene Nunes, acompanhava a desova, fazia o resgate e liberava milhares de quelônios onde o rio Xingu transborda e facilita a locomoção segura das espécies. Nos milhares de quilômetros de rios da Amazônia, o ir e vir das tartarugas de rio doce é um ato perigoso: ONGs e instituições do Estado tentam, mas não dão conta de combater a caça predatória. 

"Com a ajuda ou sem a ajuda, a gente faz [a proteção](...) para que nossos filhos, netos, bisnetos venham a conhecer os quelônios desse nosso rio Xingu", disse Zé em um vídeo em dezembro de 2021, quando 4 mil quelônios foram soltos. Eles pareciam tímidos, disse Zé, quando os levou à beira do rio. "Estão com vergonha", ele brincou antes de vê-los correr para a água. Em janeiro deste ano, Zé, Márcia e Joene foram assassinados. 

É perigoso salvar tartarugas no Brasil

O homicídio triplo é uma amostra do perigo contra ambientalistas no Brasil. De acordo com a Global Witness, o país ocupa a quarta posição entre os que mais matam ambientalistas no mundo. Entre os 10 primeiros, sete estão na América Latina e três (Brasil, Colômbia e Peru) na Amazônia. Nos anos 80, o homicídio do ambientalista Chico Mendes, no Acre, se tornou um lembrete histórico da violência amazônica.

 Os quelônios são vítimas desta disputa. Segundo um estudo, 50% deles estão sob risco de extinção ou já desapareceram com a poluição dos rios e mares, caça predatória e desmatamento. O termo "quelônio" se refere a qualquer réptil com casco, embora a palavra "tartaruga" remeta mais às espécies de água salgada na região sudeste. 

Segundo a bióloga Camila Ferrara, da WCS (Wildlife Conservation Society) Brasil, os quelônios mais consumidos são os tracajás e as tartarugas-da-Amazônia — espécies resgatadas por Zé do Lago, de acordo com a família. 

As fêmeas da tartaruga-da-Amazônia podem ter 1 metro de carapaça e as fêmeas tracajás têm, no máximo, 50 centímetros e 65 kg. As duas navegam por milhares de quilômetros em uma área com aproximadamente 8 milhões de quilômetros quadrados, passando por vários países da América do Sul e extrapolam até os limites do bioma amazônico. Cientistas decifraram uma vocalização da tartaruga-da-Amazônia para "falar" e orientar os filhos. Os tracajás, por outro lado, são os quelônios mais habilidosos em andar pela terra (e, devido ao tamanho, são os mais consumidos).

A preservação desses animais é uma aliança histórica entre Funai, Ibama, ONGs e governos municipais, estaduais e federais da América do Sul desde o fim dos anos 70. Em 2016, o ICMbio calcula que 65 milhões de quelônios foram salvos pela solidariedade conjunta entre os povos da Amazônia. Mas ainda há muito o que fazer.

"Pesquisador de tartaruga nunca é 100% bem-vindo", diz a pesquisadora que lidera a proteção de quelônios nos rios Puru e Negro, no Amazonas. "Muita gente consome pela subsistência, mas existe quem quer traficar e colocá-los à venda", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES