“Tatuzão” começa a perfurar túnel da Linha 4 do metrô no Rio de Janeiro

Equipamento é capaz de perfurar 4 vezes mais rápido que escavadeiras. Nova linha ligará Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a Ipanema, na Zona Sul.

Avalie a matéria:
|

O Tunnel Boring Machine, o "Tatuzão", começou a operar em torno de 8h10 desta segunda-feira (23) e vai perfurar cerca de 16 Km de extensão dos túneis da Linha 4 do Metrô, que ligarão a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a Ipanema, Zona Sul, entre as Estações General Osório e Gávea.

A máquina pesa mais de 2 toneladas, tem 120 metros de comprimento e mais de 11 de diâmetro. O equipamento é capaz de perfurar quatro vezes mais rápido que as escavadeiras normais. Este é o maior "Tatuzão" da América latina e o maior equipamento utilizado em obras metroviárias do Brasil.

"É um momento histórico, é uma ligação esperada há décadas. Permitindo que as pessoas do Rio de Janeiro inteiro possam circular de forma decente, digna e confortável. São 300 pessoas trabalhando em três turnos, 7.500 homens em todo o trajeto, 15 a18 metros por dia. Primeiro perfura a rocha, entra na areia na Barão da Torre e volta para rocha na Igarapava", explicou o governador Sérgio Cabral nesta segunda-feira (23).

De acordo com o governo do estado, a partir de 2016, a Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de dois mil veículos por hora.

"Os moradores da região não precisam se preocupar, pois o impacto não será sentido", garantiu o gerente do produção do Consorcio Linha 4 Sul, Aluísio Coutinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES