Taxa de desemprego no Brasil cai a 4,7%, menor nível para outubro, e renda cresce

No segundo trimestre a taxa de desemprego no Brasil havia caído para 6,8 por cento

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


O desemprego brasileiro caiu a 4,7 por cento no mês passado, menor nível para outubro, ao mesmo tempo em que a renda média do trabalhador cresceu em meio ao cenário de atividade econômica fraca mas que viu a ocupação no mercado de trabalho crescer.

Em setembro passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, a taxa de desemprego havia ficado em 4,9 por cento em setembro. O resultado de outubro também é o menor visto neste ano.

Pesquisa da Reuters apontou que a expectativa era de que a taxa de desemprego ficasse em 4,9 por cento no mês passado.

"No caso da comparação mensal, essa movimentaçao na taxa ocorreu por conta da maior ocupação e da menor procura e menor pressão sobre o mercado de trabalho", afirmou a economista do IBGE, Adriana Beringuy. "Tivemos um aumento da ocupação, o que não se via nos últimos meses", acrescentou. No mês passado, a população ocupada cresceu 0,8 por cento sobre setembro, chegando a 23,278 milhões de pessoas, enquanto que a desocupada caiu 3,5 por cento na comparação mensal, atingindo 1,142 milhão de pessoas.

O IBGE informou ainda que a renda média real subiu 2,3 por cento em outubro sobre setembro e 4 por cento sobre um ano antes, a 2.122,10 reais.

O cenário econômico brasileiro tem sido marcado pelo fraco desempenho econômico e inflação elevada. Pesquisa Focus do Banco Central com economistas de instituições financeiras mostra que, pela mediana, as expectativas são de que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá apenas 0,21 por cento este ano, bem abaixo dos 2,5 por cento vistos em 2013.

A economia brasileira fechou mais de 30 mil postos formais de trabalho em outubro, no pior desempenho para o mês desde pelo menos 1999, segundo números do Ministério do Trabalho.

Pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados recentemente pelo IBGE, no segundo trimestre a taxa de desemprego no Brasil havia caído para 6,8 por cento. No primeiro trimestre do ano, o indicador havia ficado em 7,1 por cento.

 

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES