Taxa do aluguel no Brasil cai 0,34 ponto percentual

Isso quer dizer, houve diminuição da taxa do aluguel.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (15) DO JORNAL MEIO NORTE

O ano de 2015 inicia com novidades no mercado de aluguel de imóvel. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), fechou o primeiro decênio do ano com taxa de variação de 0,29%, registrando queda de 0,34 ponto percentual em relação aos 0,63% da alta do indicador no mesmo período de dezembro do ano passado. Isso quer dizer, houve diminuição da taxa do aluguel.

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é feito anualmente, e serve para regular o preço dos alugueis dos imóveis em todo Brasil. Em Teresina, segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí, Nogueira Neto, poucas foram as mudanças nos últimos anos relacionadas com reajustes. “O IGP-M é usado nacionalmente. Ainda, considerando os indicies oficiais, ele permanece estável entre 5% e 8%, pois varia com o dólar que é um forte componente na formação do indicie”, destaca.

O presidente ainda destaca, que no caso dos imóveis novos, as regras de mercado são outras, como o caso da Lei da Locação. “Nesses casos, são as imobiliárias que estabelecem quanto o imóvel vale para determinado local. Existe ainda a Lei da Locação, nela, os contratos estabelecidos em períodos mínimos de 30 meses, são reajustados os valores de mercado pelo proprietário e locatário, havendo assim um consenso”.

Clique e curta o Portal Meio Norte no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES