Taxa nacional de gravidez na adolescência diminui 17% em 11 anos

PSF influencia na queda da gravidez na adolescência

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de brasileiras grávidas na adolescência diminuiu nos últimos anos. De acordo com dados do Sinasc (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) do Ministério da Saúde, a queda foi de 17%, o que, em números absolutos, representa cerca de 100 mil casos a menos em 11 anos.

A pesquisa Saúde Brasil, que acompanhou mulheres durante o período da gravidez para verificar o perfil de fecundidade e mortalidade dos adolescentes brasileiros, foi realizada em 2015, quando foram registrados 546 mil grávidas entre 10 e 19 anos, e comparada com 2004, quando essa quantidade era de 661 mil. O número de crianças nascidas, de mães adolescentes nessa faixa etária, representa 18% dos 3 milhões de nascidos vivos no país em 2015.

Separadas por região, o Nordeste é onde se concentra a maioria dos casos, com 32% de meninas gestantes. O Sudeste não está muito atrás, e fica com a segunda posição do ranking, com aproximadamente 32% dos registros. O Norte vem em terceiro lugar, 14%, em seguida o Sul, 11%, e por último o Centro Oeste, 8%.

Redução

De acordo com a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), Thereza de Lamare, entre os fatores que influenciaram a diminuição de casos de adolescentes gestantes, estão algumas medidas adotadas pelo governo. “A expansão do programa Saúde da Família, que aproxima os adolescentes dos profissionais de saúde, mais acesso a métodos contraceptivos e ao programa Saúde na Escola que oferece informação de educação em saúde”, afirmou ela.

Hoje, 66% das gravidezes em mulheres com menos de 20 anos é indesejada. Mas, segundo o Ministério da Saúde, a pasta está trabalhando em outros esforços para reduzir ainda mais esse índice, como a divulgação em ações em parceria com as escolas, sobre educação sexual e direitos reprodutivos.

Uma das iniciativas é a distribuição da Caderneta de Saúde de Adolescentes (CSA), que tem versões masculinas e femininas. O material contém subsídios que orientam o atendimento integral dos jovens, com linguagem acessível, possibilitando ao adolescente ser o protagonista do seu desenvolvimento.

Prevenção

Como práticas contraceptivas, o órgão da Saúde disponibiliza pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a Pílula Combinada, Anticoncepção de Emergência, mini-pílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, e diafragma, assim como preservativo feminino e masculino.

Recentemente, a pasta anunciou a oferta de DIU de Cobre em todas as maternidades brasileiras, o que inclui as adolescentes dentro desse público a ser beneficiado, pois é uma alternativa a mais para a adolescente que já teve uma gravidez precoce. “O DIU é um método que dura 10 anos, de longa duração e não precisa da adolescente ficar lembrando, o que é um fator importante para evitar a gravidez”, explica Thereza de Lamare.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES