Taxistas vão aprender inglês gratuitamente para atender turistas no litoral do Piauí

Wellington Dias acredita que os profissionais das cidades de Parnaíba, Ilha Grande

Taxistas vão aprender inglês de graça no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma aula de inglês tendo como alunos 40 taxistas, sexta-feira (12), marcou o início do funcionamento do Centro Cultural de Línguas em Parnaíba, instalado com a presença do governador Wellington Dias, de vários secretários e de parlamentares estaduais e federais.

A escola de idiomas fica no Centro Estadual de Educação Profissionalizante Ministro Petrônio Portella, onde também já funciona a Escola de Turismo e diversos outros cursos técnicos. O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) e Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Para o secretário de Turismo, Sílvio Leite, o Centro Cultural de Línguas vai trabalhar, de início, junto às pessoas envolvidas com o setor de turismo, preparando-as para receber bem as pessoas que chegam de fora para conhecer o litoral piauiense. Além dos taxistas, o programa pretende atender, recepcionistas, camareiras, garçons, entre outros. Os cursos são gratuitos. Acrescenta que o ideal é que cada uma dessas pessoas aprenda pelo menos dois idiomas e, para isso, o governo iniciou entendimentos para também poder oferecer o ensino de línguas como o espanhol e o italiano.

O governador Wellington Dias destacou que o mundo está cada vez mais globalizado, o que exige a atualização constante das pessoas. O curso de línguas, segundo ele, é um dos caminhos para que os profissionais do Piauí participem mais efetivamente desses avanços. Adiantou que a proximidade do Piauí da Europa vai fazer com que seja cada vez maior o número de pessoas de outros países visitando o litoral, o que vai exigir do setor de turismo pessoas com qualificação para receber esses turistas. ?Ao ser recebido em sua própria língua, certamente o turista irá se sentir muito mais à vontade em nossas terras?.

Wellington Dias acredita que os profissionais das cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia serão os que terão uma maior presença nesse processo, daí a necessidade de se iniciar o curso na região. ?Precisamos qualificar essas pessoas até para que elas não percam para quem vem de fora o espaço que já ocupam no mercado do turismo no Piauí?.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Parnaíba, Romualdo Sena - ele próprio um dos alunos do curso de inglês - a iniciativa do governo em qualificar os motoristas de táxi é muito importante, porque vai preparar os profissionais para um melhor desempenho. ?Turista sendo recebido por taxista em sua própria língua com certeza vai voltar?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES