TCE monta plano de fiscalização de grandes obras públicas no Piauí

Laboratório Móvel permitirá melhor fiscalização de obras públicas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) vai montar um plano de fiscalização de grandes obras públicas no Piauí, para ser colocado em execução ainda neste semestre. A ideia é selecionar obras que envolvem grande volume de recursos públicos. Essa fiscalização terá como novidade o Laboratório Móvel de Análise de Materiais, adquirido pela Corte de Contas para aprimorar a fiscalização de obras e serviços de engenharia.

O Laboratório foi apresentado na quinta-feira (31), em mais um ato da programação de aniversário dos 118 anos do TCE. Composto de caminhão-baú, drone, aparelhos de topografia, processamento de dados e análise de solo, num total de 98 itens, o Laboratório é o mais moderno equipamento do país para a fiscalização de obras públicas, com capacidade de analisar profundidade e espessura dos serviços, quantidade e qualidade do material utilizado, dentre outros itens.  

A apresentação do Laboratório ocorreu no estacionamento do Anexo 2 do prédio do TCE-PI, e contou com a presença de conselheiros, auditores de Controle Externo, procuradores do Ministério Público de Contas e servidores do Tribunal. Durante o ato, o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, fez a entrega simbólica das chaves do Laboratório ao diretor da Dfeng (Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia), Bruno Cavalcanti.  

Bruno Cavalcanti disse que o equipamento informa com precisão a espessura das camadas, a composição do material empregado na obra, resistência do concreto e a qualidade do serviço em prédios, rodovias e pontes. “Esses dados permitirão aferir se a execução dos serviços está de acordo com as especificações técnicas e legais exigidas, o que não é possível com a simples inspeção visual”, explica ele. 

O presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo, disse que o Laboratório vai aprimorar e dar celeridade à fiscalização de obras e serviços de engenharia. Segundo ele, a maior vantagem do equipamento, porém, é que dará elementos consistentes para confirmar irregularidades apontadas nas auditorias. “Assim, o julgador terá provas mais concretas para formar sua convicção no julgamento”, explica. 

Ele lembrou que o Laboratório foi adquirido ainda na gestão do conselheiro Luciano Nunes e fez questão de agradecer ao ex-diretor da Dfeng, Francisco Fernandes, e aos técnicos do setor, que encamparam a ideia de compra do equipamento. Durante o ato, houve ainda o plantio de mudas de árvores na ampliação do estacionamento do Anexo 2.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES