TCE-PI emite recomendação no combate à exclusão e ao abandono escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

TCE-PI emite recomendação no combate à exclusão e ao abandono escolar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Divisão de Fiscalização Especializada em Educação – DFESP 1, publicou a Nota Técnica 02/2021, com orientações para renovação e implementação da Busca Ativa Escolar. As recomendações são voltadas aos gestores municipais e o objetivo é combater a exclusão escolar no Piauí.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e desenvolvida através de parcerias entre Secretarias de Estado da Educação, Municípios, entre outros órgãos. O processo colaborativo apoia municípios na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão. 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) - Foto: Reprodução/Internet

Segundo a Nota Técnica, as autoridades responsáveis pela política pública educacional devem manifestar a importância da readesão para o fortalecimento do regime de colaboração entre e o Estado e os municípios. Após isso, recomenda-se a efetiva implantação da busca ativa designando agentes para configurar, alimentar e monitorar a ferramenta. 

ACESSE AQUI A NOTA TÉCNICA

A mobilização para garantir o direito à educação de cada criança e cada adolescente deve ser feita através de campanha comunicacional. Famílias, escolas, gestão pública e mídia fazem parte do público prioritário indicado. É sugerido, ainda, acompanhar os alunos já matriculados nas redes de ensino, em especial, aqueles inseridos por meio dessa estratégia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES