TCE-PI fiscalizará portais de transparência com critérios nacionais

TCE usará mesmos critérios utilizados pelo Ministério Público

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) visando uma fiscalização mais eficiente e para estimular ainda mais a transparência pública, passará a adotar os mesmos critérios utilizados nacionalmente pelo Ministério Público Federal para a avaliação dos portais institucionais de transparência municipais. A proposta do Ministério Público de Contas foi acolhida por unanimidade pelo Plenário na sessão de quinta-feira (10).

Os critérios de avaliação levam em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

Segundo o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Márcio Vasconcelos, a uniformização evita avaliações incongruentes realizadas pelos diversos órgãos de controle da Administração Pública. “É imperiosa a ação articulada de todos os órgãos de controle da administração pública para cobrar a efetiva implementação dos portais institucionais da transparência. Considerando, sobretudo, que os municípios piauienses se encontram na última posição do Ranking Nacional da Transparência, atingindo, da máxima 10, a nota média de 0,85, ou seja, a situação dos municípios piauienses é lamentável e necessita de ações urgentes por parte do TCE e dos demais órgãos de controle.”, acrescenta do Procurador do MPC.

O Plenário do TCE-PI decidiu que a avaliação dos portais de transparência municipais passará a constar nos relatórios de fiscalização emitidos pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM em relação às contas de governo. A Corte solicitará às Prefeituras e Câmaras Municipais informações sobre os endereços eletrônicos dos respectivos portais para avaliação do atendimento dos requisitos legais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES