TCE realiza levantamento sobre cumprimento de calendário escolar no PI

Os gestores receberam, via sistema Documentação Web, um questionário com prazo de resposta até esta quinta-feira, dia 04.

tce-pi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Divisão de Fiscalização Especializada I – Educação, está realizando um levantamento junto aos municípios acerca do cumprimento do calendário escolar 2020 e do planejamento para o cumprimento do calendário escolar 2021. Os gestores receberam, via sistema Documentação Web, um questionário com prazo de resposta até esta quinta-feira, dia 04.

Segundo Carolline Leite, chefe da Divisão de Fiscalização Especializada I – Educação (DFESP I), em 2020 foi feito o levantamento para identificar as ações adotadas pelas redes municipais de ensino em face da pandemia da Covid-19. “Neste novo levantamento queremos identificar o cumprimento do ano letivo de 2020, tendo em vista que a Lei nº 14040/2020 manteve a obrigatoriedade do cumprimento da carga horária mínima anual para o ensino fundamental e médio”, disse Carolline.

Todos os 224 municípios receberam o questionário por meio de link disponibilizado em 22 de fevereiro deste ano, nos avisos do sistema Documentações Web. Segundo informações da DFESP I, até o momento, apenas 129 municípios responderam. Para Carolline, é importante que todos respondam a tempo, a fim de que o Tribunal possa identificar em que medida foi implementado o ano letivo de 2020 e, havendo saldo remanescente, qual o impacto disso na retomada ou continuidade das aulas e no cumprimento do ano letivo de 2021. “Além disso, o trabalho orientará futuras fiscalizações da DFESP Educação”, completou.

Com os dados recebidos, o Tribunal de Contas, por meio da equipe da DFESP, analisará as informações enviadas através do questionário, juntamente com informações enviadas pelos Conselhos Municipais de Educação e Conselho Estadual de Educação, que foram solicitadas via e-mail.  “Em seguida, com conclusão do relatório, haverá divulgação dos resultados, que poderá subsidiar a atuação do Ministério Público, bem como dos Conselhos Municipais de Educação e Conselho Estadual de Educação, além de dirigentes da educação. Além disso, a DFESP Educação poderá utilizar os resultados desse levantamento no planejamento de novas fiscalizações”, explicou Carolline Leite.

O TCE-PI reforça a importância de os municípios responderem ao questionário no prazo indicado (até a quinta-feira, dia 04), de forma que os dados enviados retratem, efetivamente, a situação das redes municipais de educação. Caso haja dúvidas, o Tribunal informa os seguintes contatos: pelo e-mail edu@tce.pi.gov.br ou pelo telefone (86) 3215-3949.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES