TCU detecta irregularidades em programa de concessão de crédito no Piauí

O TCU detectou desvio de recursos repassados por concessão de créditos do Programa Crédito Instalação

TCU detecta irregularidades no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas da União determinou que o superintendente regional do Incra no Estado do Piauí, Evandro Carlos Miranda Cardoso, o presidente da Associação dos Assentamentos Sítio e Bolívia, Raimundo Barroso dos Santos, e a empresa Xavier Construções apresentem defesa ou devolvam R$ 210.728,37, valor atualizado, aos cofres do Tesouro Nacional.

O TCU detectou desvio de recursos repassados por concessão de créditos do Programa Crédito Instalação, na modalidade material de construção, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para os beneficiários dos Projetos de Assentamento Bolívia e Sítio. O programa prevê a compra de material de construção para a edificação de moradias rurais nos assentamentos e o pagamento de mão de obra e serviços técnicos.

Evandro Cardoso foi considerado omisso já que, diante da irregularidade, limitou-se a providenciar a elaboração de relatório técnico sobre o caso. ?Tal expediente foi proveitoso no sentido de quantificar o prejuízo, porém não se tratou de medida destinada a efetivamente ressarcir os cofres públicos?, observou o relator do processo, ministro Raimundo Carreiro.

O TCU encaminhou a decisão ao ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e à presidência do Incra em Brasília para adoção das medidas cabíveis. O Tribunal também determinou à Superintendência Regional do Incra no Piauí que adote as medidas administrativas possíveis para impedir que os beneficiários responsáveis pelas irregularidades constatadas nos assentamentos Sítio e Bolívia recebam qualquer outros benefício por parte do Incra. Cabe recurso da decisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES