TCU: Não aprovação do crédito suplementar pode atrasar aposentadorias

O tribunal está preocupado com a possibilidade de calote em beneficiários de programas sociais e de aposentadorias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atraso do Congresso Nacional em aprovar um crédito suplementar de R$ 248,9 bilhões para honrar despesas com benefícios assistenciais, previdenciários, subsídios agrícolas e o Bolsa Família levou o Tribunal de Contas da União (TCU) a emitir um alerta sobre a situação.

A corte de contas chama a atenção do Executivo e do Congresso para o risco de a não aprovação do crédito "comprometer a execução das programações orçamentárias indicadas como condicionadas na Lei Orçamentária Anual de 2019". O tribunal está preocupado com a possibilidade de calote em beneficiários de programas sociais e de aposentadorias.

O despacho é assinado pelo ministro do TCU Bruno Dantas, relator das contas de governo de 2019, no âmbito do acompanhamento da execução orçamentária do 1º bimestre deste ano.

A aprovação do crédito é necessária para que o governo não descumpra a chamada "regra de ouro" do Orçamento, que impede a emissão de dívida para pagar despesas correntes, como salários e benefícios previdenciários.

A violação dessa norma configura crime de responsabilidade, passível de impeachment.

O crédito é a única exceção permitida pela Constituição e é a alternativa possível para bancar essas despesas com receitas obtidas por meio da emissão de títulos da dívida. No entanto, é preciso o aval de maioria absoluta do Congresso: 257 deputados e 41 senadores.

O sinal amarelo também acendeu na área econômica porque os problemas para pagamento começarão já em julho, caso o crédito não seja aprovado logo. Os primeiros atrasos podem se dar nos subsídios ao Plano Safra 2019/2020 e no pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido justamente à população mais carente. Também dependem do aval do Congresso repasses a aposentados do INSS e beneficiários o Bolsa Família, embora nesses casos a margem de segurança seja um pouco maior.

Para evitar esses riscos, técnicos da área econômica já avaliam como uma espécie de plano de contingência a possibilidade de substituir despesas que ficaram condicionadas ao aval do Congresso, como antecipou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. 

A ideia seria apertar despesas discricionárias, como custeio e investimentos, para não sacrificar repasses que são obrigatórios e têm impacto direto no dia a dia da população. Essa alternativa, porém, ainda depende de uma discussão técnica e jurídica. A ordem dentro do governo é aguardar e apostar no "bom senso" do Congresso.

Atraso 

Os auditores do TCU advertiram que a tramitação do projeto está atrasada. A proposta que abre o crédito ainda não saiu da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Nesta quarta-feira, será realizada a segunda audiência pública sobre o tema.

O crédito precisa ser aprovado pela CMO e pelo plenário do Congresso Nacional, onde mais de 20 vetos trancam a pauta atualmente. Eles precisam ser apreciados para abrir caminho à votação do crédito da regra de ouro.

"Sem sua aprovação, de modo a permitir a operação de crédito meramente projetada na lei orçamentária, é inegável a insuficiência de recursos para cobrir todas as despesas que a União deve realizar em 2019", afirma o despacho do TCU.

O documento alerta ainda que a realização das despesas sem a aprovação do crédito pode infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Constituição. O despacho menciona ainda que a Lei 1.079/1950 considera crime de responsabilidade "exceder ou transportar, sem autorização legal, as verbas do Orçamento".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES