Técnica propõe tratamento dentário sem ir ao consultório

Criar métodos alternativos de combate à cárie

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Escovar os dentes diariamente após cada refeição, usar fio dental e visitar o dentista regularmente, ao menos uma vez a cada seis meses, estão entre as principais recomendações para manter a boa higiene bucal. Para a criançada há o acréscimo do “não abusar nos doces”.

O alerta é válido, mas, a manutenção de uma boca saudável também envolve orientação nutricional, hábitos alimentares e o uso de produtos, como os enxaguantes bucais.

A ausência desses cuidados pode causar alguns problemas, e o mais comum deles, especialmente entre crianças na faixa etária entre dois e cinco anos, é a cárie.

A má escovação deixa restos de alimentos que, devido à ação de bactérias, fermentam e liberam ácidos que corroem a parte branca do dente, chamada de esmalte. A deterioração do dente é um processo doloroso que inflama a gengiva e causa mau hálito, além da perda do dente.

Quanto mais tempo demora a ser tratada, mais a cárie cresce, até a extração ser inevitável. Para a saúde pública, a cárie é fonte de problemas maiores.

As condições socioeconômicas e os problemas comportamentais favorecem o aparecimento da doença; junta-se a isso a dificuldade de acesso aos serviços de saúde, problemas na estrutura dos consultórios e a desvalorização dos dentes decíduos, os dentes de leite, devido à crença que são substituídos rapidamente.

O resultado é uma grande onda de remoção de dentes cariados de crianças e uma contribuição negativa à formação dos dentes permanentes assim como ao desenvolvimento da fala.

Portanto, criar métodos alternativos de combate à cárie é essencial para a promoção de saúde em populações carentes. Com esse foco, uma equipe formada por docentes e alunos do curso de odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) coordenada pela professora doutora Marcoeli Silva de Moura, está finalizando uma pesquisa que propõe um tratamento sem a necessidade de ir a um consultório.

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART, em inglês) é uma técnica que, com uso de instrumentos manuais, remove o tecido cariado e restaura o dente com cimento de ionômero de vidro (CIV).

O produto é comercializado nacionalmente e adquirido em pregões eletrônicos em virtude do menor preço. Testar o melhor CIV para o tratamento foi apenas uma das etapas do trabalho. Em 2014, o estudo avaliou o conhecimento e atitudes de 183 cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família, de Teresina, sobre o ART.

Observou-se que, apesar do bom conhecimento sobre a técnica, a maioria necessitava de aprimoramento para a correta indicação. Em um segundo momento, ocorreu a capacitação desses profissionais.

Para a dentista Patrícia Viana, que participou do treinamento, a experiência foi excelente, já que possibilitou trabalhar de forma mais profunda com a técnica, que havia estudado ainda na graduação.

“Nós [da Estratégia Saúde da Família] temos muita demanda. Atendemos muitas crianças, escolas e creches. Sem dúvida, quando o profissional tem a oportunidade de relembrar ou então de ter o primeiro contato com a técnica, aumenta o leque de possibilidades do tratamento odontológico dos pacientes”, afirma Patrícia Viana.

Mais de 1 mil crianças são examinadas em Teresina

Em junho, foi encerrada a terceira etapa do projeto, a fase da execução das restaurações ART em creches da Prefeitura Municipal de Teresina. Pais e responsáveis foram contatados para prestar informações sobre os comportamentos relacionados à saúde bucal e assinaram autorização para o atendimento.

Ao todo, foram examinadas 1.112 crianças em cinco creches: Vila Bandeirantes, Satélite, Três Andares, Vila da Paz e Planalto Uruguai. Dessas, 38% apresentaram cárie dentária com gravidade de acordo com a progressão de idade.

Cerca de 600 procedimentos foram realizados e em 31% dos casos foi possível concluir o tratamento odontológico sem a necessidade de encaminhamento a um consultório.

O Ministério da Saúde considera o ART um protocolo para atendimentos individualizados extraclínicos, acamados, institucionalizados e de forma universalizada para dentes decíduos com monitoramento.

Uma utilização necessária em locais de alta prevalência de cáries, como Teresina. Segundo a professora Marcoeli Silva, a prefeitura mantém na capital em média 200 consultórios odontológicos que constantemente suspendem o atendimento devido a problemas técnicos.

Para a coordenadora da pesquisa, adotar o ART como alternativa restauradora seria uma solução para os profissionais da atenção básica que seriam multiplicadores em suas zonas de atuação.

"O grande diferencial da técnica é não precisar de um consultório odontológico. Normalmente a criança fica no colo da mãe, do pai. Então ela se sente mais segura, mais confortável do que em uma cadeira, o que favorece o atendimento.

Nós utilizamos um instrumento de corte manual, como se fosse uma colherzinha, que vai limpando o dente. Então não tem aquele barulho, aquela vibração do motor", explica Marcoeli Silva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES