Técnicas da Psicanálise ajudam crianças a perderem o medo de dentista

temor e o desconforto na cadeira de dentista podem ser facilmente tratados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criada por Sigmund Freud, a psicanálise vem sendo usada por uma dentista brasileira para fazer com que crianças percam o pavor de dentista. Nada de divã, cortinas pesadas e olhares sisudos. O que ela usa são brinquedos, desenhos, argilas e muita flexibilidade na hora de tratar os problemas bucais de seus pequenos pacientes. Na cadeira de dentista, o motorzinho se transforma em um avião e a broca, em um trenzinho que, por meio da imaginação, conseguem levar a criança para além da sala do consultório.

No 28º Ciosp - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que termina dia 3, a cirurgiã-dentista e psicanalista Sonia Pineda Vicente apresentou a monografia inédita "Experiências de Encantamento na Odontopediatria: A hipnose e as consultas terapêuticas na Odontopediatria", elaborada para curso de especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Neste trabalho - que é um desdobramento de sua tese de mestrado em Odontopediatria para a Faculdade de Odontologia da USP -, ela explica como as técnicas da psicanálise e os ensinamentos da Medicina Psicossomática podem ajudar crianças a perderem o medo de dentista. O estudo envolveu seis crianças, de 18 meses a 12 anos, e uma jovem esquizofrênica de 23 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES