Técnicos falam sobre custeio agrícola com agricultores

Técnicos falam sobre custeio agrícola com agricultores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os t?cnicos v?o orientar os agricultores sobre o que plantar, levando em conta, o zoneamento agr?cola para minimizar as perdas, caso as chuvas n?o correspondam ?s expectativas. O diretor-t?cnico do Emater, Adalberto Nascimento, disse que, ap?s a reuni?o com os trabalhadores rurais para discutirem as condi?es de plantio em cada munic?pio, v?o elaborar projetos que ser?o encaminhados aos bancos para viabilizarem recursos destinados ao custeio.

"Vamos discutir com eles desde o processo de organiza??o, viabiliza??o do cultivo agr?cola em cada regi?o para minimizar as perdas at? a colheita. Os t?cnicos municipais fazem o trabalho com as comunidades", disse Adalberto Nascimento.

Se os agricultores n?o seguirem ? risca as previs?es estabelecidas no zoneamento agr?cola, deixando de plantar no per?odo indicado, segundo o diretor-t?cnico do Emater, poder?o sofrer perdas e n?o ter?o ajuda do Governo Federal para amenizar os preju?zos. "Se o plantio for dentro do zoneamento as perdas s?o cobertas pelo Governo Federal", afirmou Adalberto Nascimento.

Atualmente, os estados possuem um mapa de zoneamento para orientar os agricultores sobre o plantio adequado para cada munic?pio. No Piau?, o Minist?rio da Agricultura definiu como culturas de sequeiro, cultivos adequados para o per?odo chuvoso, o algod?o, o arroz de sequeiro, banana, caju, feij?o caupi, o girassol, a mamona, a mandioca, o milho, soja e o sorgo. Somente as culturas de sequeiro possuem o estudo de Zoneamento Agr?cola de Risco Clim?tico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES