Tecnologia traz mais eficiência e agilidade nas coletas de sangue no PI

Tecnologia traz mais eficiência e agilidade nas coletas de sangue no PI

Tecnologia traz mais eficiência e agilidade nas coletas de sangue no PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um servi?o in?dito no Piau? promete revolucionar as transfus?es de sangue no Estado. Com a implanta??o da coleta por af?rese, pela Secretaria Estadual da Sa?de (Sesapi), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piau? (Hemopi) d? um salto de qualidade na presta??o de servi?os, al?m de oferecer mais seguran?a, agilidade e efici?ncia tanto para os doadores quanto para quem precisa de transfus?o de sangue.

Com mais de 70 doa?es no curr?culo, o m?sico Carlos Caetano foi o primeiro doador de plaquetas do Estado. ?Posso garantir que ? tudo muito simples e n?o senti nada de diferente das outras doa?es?, disse.

Se por um lado o m?sico n?o sentiu nenhuma diferen?a na hora da doa??o, o novo m?todo representa um impacto significativo na retirada de hemocomponentes, especialmente o concentrado de plaquetas, essenciais para tratamentos quimioter?picos, para pacientes com hemorragias e leucemias, entre v?rias outras patologias. ?Antes desse m?todo, para conseguirmos uma unidade transfusional de plaquetas, precis?vamos de seis doadores. Em casos de pacientes em sess?es de quimioterapia, que muitas vezes precisam de tr?s sess?es di?rias, eram necess?rios 18 doadores. Agora um ?nico doador pode gerar at? duas unidades de plaquetas, valendo assim por 12 doadores?, explica a diretora do Hemopi, Neuma Caf?.

Para a enfermeira paulista Cristiane Dejean, que at? sexta-feira capacita os funcion?rios da coleta do Hemocentro, a diminui??o significativa dos riscos e rea?es transfusionais, al?m da maior capacidade de doa??o de um ?nico doador, faz a diferen?a. ?Como diminuem muito as quantidades de transfus?es para conseguirmos um n?mero bom de plaquetas, sem d?vida os riscos diminuem muito. Al?m disso, se antes um doador esperava de dois a tr?s meses para doar, pelo novo m?todo, ele pode doar a cada 72 horas, sem preju?zo algum para a sa?de?, garante a enfermeira.

A doa??o automatizada ? realizada por meio de um equipamento contendo um circuito descart?vel e est?ril no qual o sangue circula. Durante esse processo, conecta-se o doador ao aparelho de af?rese. Separadores celulares de sangue, especialmente projetados, coletam 10% das plaquetas circulantes do doador. As plaquetas s?o separadas e armazenadas numa bolsa. Os outros componentes do sangue s?o devolvidos ao doador. A medula ?ssea do doador facilmente rep?e essa quantidade de plaquetas em 24 horas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES