4G brasileiro não é compatível com principais destinos turísticos do país

EUA e Uruguai adotam faixa diferente e Argentina testa outra frequência.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O modelo de internet móvel rápida de quarta geração (4G) implantado no Brasil, que enfrentará seu primeiro teste em maio na Copa das Confederações, é compatível com o de outros 27 dos 69 países que já possuem a tecnologia.

No entanto, Estados Unidos, Argentina e Uruguai, os três principais destinos turísticos do brasileiro no exterior, possuem redes incompatíveis com o 4G brasileiro. Na Argentina, as redes 4G ainda estão em fase de testes, mas não serão compatíveis com a nossa. Segundo estimativa do Ministério do Turismo, o países receberam juntos 44% dos 7,2 milhões de turistas em 2011 (informação mais recente).

Isso quer dizer que um aparelho 4G brasileiro não poderá acessar essa rede nessas localidades.

Entre os latinos, o único país a implantar a rede de quarta geração na mesma faixa de frequência do Brasil, a de 2,5 GHz, é a Colômbia. A informação consta de uma lista fornecida pela 4G Americas, associação das operadoras móveis latinas.

Dentre as quatro empresas de telecomunicação responsáveis pela implantação do 4G no Brasil, a Claro foi a primeira a lançar sua operação comercial para o Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.

As operadoras Oi, TIM e Vivo informaram que trabalham para iniciar oferta do acesso 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até o prazo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 30 de abril.

A Europa é a região que possui mais países compatíveis: 20. A inadequação ocorre porque outros países escolheram outras faixas para implantar o 4G. É o que ocorre com os EUA, que utilizam as frequências de 2,1 GHz dos 700 MHz. O Uruguai adota as faixas de 1,7 GHz e de 2,1GHz, já em testes na Argentina.

Smartphones

Apesar de o 4G brasileiro não ser compatível com a rede de 41 países que já implantaram a tecnologia, os smartphones e tablets que funcionam com o 2,5 GHz são maioria.

No mundo, são 456 modelos: 280 dispositivos acessam apenas a banda larga de quarta geração em 2,5 GHz e 176 funcionam como ?tri-band? (em três bandas de frequência: 800 MHz, 1,8 GHz e 2,6 GHz).

A diversidade, no entanto, ainda não chegou ao Brasil, que possui apenas 11 smartphones 4G à venda. As fabricantes de smartphones pretendem reverter o quadro.

Para atender a um 4G como o norte-americano existem 376 aparelhos. Já para uma rede semelhante à argentina, são 163.

A compatibilidade brasileira não se restringirá a esses 27 países. Outros 22 países planejam implantar sua banda larga de quarta geração na mesma frequência escolhida pelo Brasil. Na China, segundo o 4G Americas, o 4G similar já está em estágio pré-comercial.

Para 2013, são 13 países: Alemanha, Barein, Bélgica, Chile, Espanha, Letônia, Lituânia, Malásia, Polônia, Reino Unido, República Dominicana, República Tcheca e Vietnã.

Taiwan e Eslováquia planejam lançar suas redes em 2014. A Jordânia, em 2015. A Turquia e o Nepal, em 2016. Canadá, Bielorrússia e Jersey têm planos de usar a frequência, mas ainda sem data definida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES