78% dos brasileiros com web móvel têm aplicativos como o WhatsApp

Segundo pesquisa, brasileiros também acessam a internet por dispositivos móveis para baixar apps, ver vídeos ou ouvir música

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um estudo da Qualcomm, 78% dos usuários da internet móvel no Brasil utilizam algum aplicativo de mensagens instantâneas, como WhatsApp, WeChat, Sykpe, Hangouts, entre outros.

O valor significativo ainda fica atrás do México, onde 92% das pessoas usam esse tipo de app ao acessar a internet móvel. Isso mostra a importância da base de usuários para esses aplicativos, vista também com a recente compra do WhatsApp pelo Facebook por US$ 19 bilhões.

Os brasileiros também usam a internet nos dispositivos móveis para acessar serviços multimídia (64%), jogar (25%), usar serviços bancários online (25%) e fazer compras (11%). Baixar aplicativos é uma atividade citada por 65% dos respondentes, e a maioria dos downloads são gratuitos (93%). Dos aplicativos baixados, 76% são internacionais e somente 15% têm conteúdo local.

Em uma comparação com outros países, o uso da banda larga móvel no Brasil contabiliza 4,88 pontos do total de cem, enquanto o México tem 4,28, os Estados Unidos têm 18,75 e o Reino Unido tem 24,15. ?Apesar das diferenças, há muito espaço para o Brasil crescer. O País tem muito potencial de crescimento em aplicativos, m-commerce, e serviços de entretenimento em geral?, disse Raphael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina.

A pesquisa foi feita a partir de 1.400 entrevistas com usuários de internet e telefonia móvel no Brasil. Foram classificados três perfis de consumidores para o estudo. Do total, 36% dos entrevistados possuem um feature phone, celular que não tem conexão 3G, além de outros dispositivos como PC. Já 41% dos pesquisados possuem um smartphone e outros dispositivos, e 21% têm um smartphone e usam pelo menos três aparelhos para se conectar à internet. Os outros 2% não têm telefone celular.

Dos consumidores que possuem somente um feature phone, 70% o substituiriam por um smartphone. Dos 30% que não trocariam, 60% dizem ser pela falta de interesse no smartphone e 22% por achar que os aparelhos inteligente são caros.

Banda larga fixa O uso da internet fixa no País é definido principalmente pelas redes sociais. São 89% dos entrevistados que acessam a esses serviços, contra 51% no Reino Unido. Os serviços multimídia, como música e vídeos, seguem em segundo lugar, citados por 69% dos respondentes. As compras online são feitas por 60% dos brasileiros, e os serviços bancários na web contam com 38% dos usuários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES