Alerta: golpe do emprego falso oferece vagas irrecusáveis; veja como fugir

A fraude começa com um anúncio enviado via mensagem de texto ou WhatsApp

Golpe do falso emprego utiliza nome de grandes empresas, como Magazine Luíza | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desemprego em alta. Aplicativos de mensagens instantâneas cada vez mais utilizados pelos brasileiros. Esse foi o cenário perfeito encontrados pelas quadrilhas que aplicam o golpe do emprego falso.  De acordo com um levantamento realizado pela PSafe, empresa de segurança em tecnologia, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, mais de 608 mil tentativas de golpes dessa natureza foram aplicadas. 

A fraude começa com um anúncio enviado via mensagem de texto ou WhatsApp. Geralmente, a oferta é uma ótima oportunidade profissional, com salários  acima do praticado no mercado de trabalho. E-mails e falsos sites de recrutamento também são utilizados para aplicar o golpe. 

Golpe do falso emprego utiliza nome de grandes empresas, como Magazine Luíza 

Para parecer ainda mais real, os golpistas utilizam nomes de grandes empresas, como Carrefour e Magazine Luiza. 

As propostas sempre parecem irrecusáveis em termos de salário e benefícios. A vítima começa fazer a seleção e, antes de assumir a vaga, é informada pela suposta recrutadora, por meio de mensagens de texto, que precisa efetuar uma transferência pelo PIX no valor de R$ 800,00, por exemplo, como garantia da vaga. 

Após o pagamento e envio do comprovante, a vítima passa então a ser ignorada pela falsa recrutadora. 

Golpe do falso emprego utiliza nome de grandes empresas, como Carrefour 

COMO SE PROTEGER DE GOLPES ?

  • A regra é clara: desconfie sempre. Não acredite em prêmios inusitados, ofertas tentadoras, empregos que caem do céu, comunicados bancários alarmantes. Antes de agir por impulso, investigue a veracidade da mensagem. A maioria das ofertas tentadoras trata-se de um golpe.

  • Cuidado com links que clica e endereços que acessam, certifique-se que são seguros.

  • Somente responda a anúncios de empresas que estão recrutando diretamente ou caso de uma empresa recrutadora confirme a sua idoneidade, podendo usar o Reclame Aqui ou SERASA.

  • Veja se a vaga realmente existe e que não se deve pagar valores para obtenção de empregos. Quem deve pagar pelo recrutamento normalmente é a empresa que vai contratar o empregado.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES