Android pode chegar a 1 milhão de malwares neste ano, diz empresa

Estudo da Trend Micro mostra que a era de ameaças pós-PC está aqui e tem o OS do Google como alvo favorito de cibercriminosos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O relatório liberado pela Trend Micro confirma uma preocupação que muitos temiam: a era dos malwares e ameaças pós-PC chegou para ficar.

De acordo com a empresa de segurança, todas as previsões feitas em 2012 (PDF) se realizaram. As ameaças migraram dos PCs para os dispositivos móveis, mídias sociais e até mesmo para o (até então inatingível) Mac OS X. E tudo indica que o sistema Android será o alvo favorito de cibercriminosos. Até o final do ano, a empresa de segurança espera que a taxa de malware para Android atinja a marca de 1 milhão.

O que não chega a ser uma grande surpresa, já que o número de dispositivos Android representa mais da metade da quota de mercado de smartphones e o sistema luta diariamente contra a fragmentação da plataforma - o que ajuda (e muito) em ataques.

Só para se ter uma ideia, no 3º trimestre de 2012, um total de 136 milhões de smartphones foram enviados para o mundo todo, o que deu ao OS do Google uma quota de mercado de 75%, segundo dados da IDC. Além disso, a Trend Micro mostrou em seu relatório que identificou 350 mil ameaças voltadas para Android - um crescimento de 14 para 3 na batalha Android x PC.

Destaque para o dado do relatório que aponta que o OS do Google demorou apenas 3 anos para alcançar o mesmo volume de ameaças que computadores demoraram 14 anos. Fora isso, o estudo aponta que apenas 20% dos dispositivos Android possuem algum tipo de antivírus instalado, um dado preocupante, segundo a Trend Micro.

Outra constatação que o relatório mostra é que o número de ataques contra redes sociais só tende a crescer. Especialistas em segurança continuam incentivando os usuários a evitar compartilhar uma grande quantidade de dados em sites como Facebook, Twitter, Google+ e plataformas sociais similares.

Ameaças que continuam

O ano de 2012 se encerrou com algumas particularidades que tendem a continuar.

A linguagem de programação Java desempenhou papel de destaque no ano passado. O software da Oracle foi constantemente atacado e também se tornou vetor responsável pelo maior ataque feito contra dispositivos Mac. O Governo dos EUA e especialistas em segurança chegaram até a pedir que os usuários desabilitassem o plugin (a não ser que seu uso fosse estritamente necessário).

O relatório mostra ainda que empresas e organizações financeiras sofreram com ataques nos últimos meses. Bancos americanos chegaram a perder cerca de 65 milhões de dólares por fraudes em contas. Os ataques direcionados são feitos com a ajuda dos "filhos do Stuxnet", códigos maliciosos como Flame, Duq e Gauss, segundo a Trend Micro.

Além disso, cibercriminosos estão cada vez mais profissionais, bem como as práticas adotadas por eles para realizar golpes. Kits de exploração como o Blackhole estão se tornando populares - e cada dia mais perigosos. "O Blackhole, sistemas de transferência automática (ATSs) e ransomwares foram todos aperfeiçoados com novos recursos e melhorados de tal forma que deixaria qualquer fornecedor de software comercial orgulhoso", diz o relatório.

Todos esses dados só deixam uma coisa clara: a era de ameaças pós-PC está aqui e esse é apenas o começo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES