Aplicativo de mensagens que se destroem expõe fotos de usuários

O aplicativo Snapchat se tornou popular por permitir o envio de fotos que se autodestroem automaticamente, mas tem falhas que expõem seus usuários

Criado em 2011, o Snapchat se tornou popular entre jovens, mas tem problemas de segurança | J. Emilio Flores/The New York Times
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aplicativo Snapchat se tornou popular por permitir o envio de fotos que se autodestroem automaticamente, mas tem falhas que expõem seus usuários a vazamentos.

O que diferencia o Snapchat dos demais aplicativos de mensagens é que o conteúdo trocado entre usuários só pode ser visto uma vez e por um tempo limitado --que é determinado pelo remetente e pode ser de até 10 segundos.

Depois desse período, a foto, o vídeo ou a mensagem de texto enviados ficam inacessíveis e são excluídas do celular.

Vários aplicativos desenvolvidos por terceiros, entretanto, ajudam a burlar o sistema e salvar as fotos permanentemente.

O último deles é o Snaphack, que pode ser comprado por US$ 1,99 na App Store da Apple. Lançado no último domingo (13), ele levou dois dias para chegar à quarta posição dos apps mais baixados da categoria "redes sociais" --hoje está na 13ª.

E ele não é o único que faz isso. Snap Save, Grab Snaps e SnapCapture são alguns das dezenas de exemplos de aplicativos que destroem a pretensa efemeridade do Snapchat.

Os desenvolvedores do aplicativo negam que as iniciativas exponham falhas de segurança do software.

"Não é difícil salvar imagens que você envia ou recebe com o Snapchat. A maneira mais fácil é tirar um screenshot, mas também há aplicativo de terceiros --e, claro, outras câmeras, que podem ser usadas para gravar os snaps", disse um representante da empresa por e-mail à Folha.

De qualquer forma, basta uma busca rápida na internet para constatar a profusão de sites com imagens de usuários em situações íntimas ou constrangedoras, como a página do Facebook "Embarassing Snapchat Leaks" (vazamentos embaraçosos do Snapchat, em português), que tem pouco mais de 47 mil seguidores.

Em junho, um equivalente brasileiro chamado Snapchat Vazou estreou. Até a publicação desta reportagem, o autor da página não havia respondido ao contato da Folha.

Como o Snapchat promete privacidade, seu uso é frequentemente associado ao "sexting", palavra em inglês para a prática de trocar mensagens e fotos com conotação sexual.

Em maio deste ano, o Epic (sigla em inglês para Centro de Informação de Privacidade Eletrônica), entidade americana que defende a privacidade on-line, encaminhou uma solicitação à Comissão Federal de Comércio dos EUA para que o Snapchat fosse investigado.

Segundo a organização, o aplicativo "incentiva usuários a compartilharem fotos e vídeos íntimos" e alegar falsamente que o conteúdo publicado na rede social desaparece para sempre.

MAIS PROBLEMAS

Os vazamentos não são o primeiro problema com privacidade que o Snapchat enfrentou.

Em 2012, sites de tecnologia notaram que o aplicativo mantinha um perfil público de todos os seus usuários. A página poderia ser acessada de qualquer navegador e expunha quais as pessoas com que o usuário mais trocava mensagens.

Depois das reportagens relatando o problema, os perfis se tornaram inacessíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES