Em temporada natalina, aplicativos levam magia para smartphones

Com a chegada da temporada das festas de final de ano, os smartphones não poderiam ficar de fora

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada da temporada das festas de final de ano, os smartphones não poderiam ficar de fora. E o grande chamariz da estação é a música, que aproxima a tradição do Natal e a modernidade dos dispositivos móveis. Para 2011, aplivativos permitem que usuários desfrutarem de aplicativos tão originais como o pandeiro interativo, o karaokê de cantigas e uma linha direta com os Reis Magos.

As fórmulas são variadas, embora o repertório de temas costume se repetir nas diferentes aplicativos. No "Villancícate", duendezinhos entoam canções natalinas personalizadas com o nome do usuário. Já o "Karaokê de Natal" ajuda o usuário a cantar, gravar suas canções e as enviar para seus amigos por e-mail. Para os que não querem arriscar, existe também a "A rádio do Natal" - um aplicativo que reúne até 40 emissoras especializadas em música natalina, uma delas localizada no Polo Norte e vizinha de Papai Noel, e cujo repertório inclui diferentes estilos como jazz e rock.

Por outro lado, o "Appguinaldo" tenta se diferenciar dos aplicativos concorrentes com o humor: permite tocar zabumba, tambor e pandeiro e fazer soar línguas-de-sogra ou chocalhos movimentando ou pressionando o smartphone. "Você já pode dar muita mão-de-obra a seus familiares e ser o protagonista da ceia de Natal com os clássicos instrumentos natalinos da Appguinaldo", ironiza o aplicativo em sua descrição da App Store.

Com menos variedade de instrumentos, embora com mais realismo, chega o iPand, um pandeiro pequeno virtual cujo ponto forte é que conta com sons reais. Não se deixe enganar pelo nome, no entanto. O iPand está disponível só no Android Market.

Uma imagem vale mais que mil cartões

Conseguir um cartão, escrever uma dedicatória à mão, comprar selos, jogá-lo em uma caixa do correio ou, simplesmente, descarregar um aplicativo para enviar uma felicitação completamente personalizada através do telefone. São recorrentes as frases feitas e as ferramentas para acrescentar motivos natalino a fotografias e desenhar assim, sem necessidade de ter grandes conhecimentos de informática, uma felicitação personalizada à altura da melhor dos cartões natalinos.

Paradigmático é o "Christmasfyme", no qual se pode decorar o rosto de um usuário com a barba de Papai Noel ou com os chifres de uma rena. O cúmulo da personalização são os cartões com realidade aumentada como "Xmas Ball". Ele convida a "colocar" uma bola de Natal com a mensagem desejada em um ambiente real para enviar a felicitação aos amigos que, para desfrutar do efeito interativo terão que encontrar a bola graças a um radar incluído no próprio aplicativo.

A revolução dos dispositivos móveis também trouxe outros benefícios. Programas que permitem conversar com eles ou contar-lhes através de mensagens de texto ou de e-mail quanto que fomos bons e os presentes que gostaríamos de receber nestas festas. Outro aplicativo útil é o "Minha Lista de Presentes do Natal", que ajuda a controlar as despesas, anotar ideias para presentear, saber o que se comprou e não perder a cabeça consumindo.

O calendário de presentes pode ser ampliado com o "iPresents", que encoraja os usuários a anotar os nomes de amigos e parentes para quem deve comprar um presente não só no Natal, como também em algumas ocasiões como aniversários. O programa se encarrega que a data não passe despercebida e que o dono do celular faça um acompanhamento do que já encomendou e do que é melhor comprar.

A reinvenção dos jogos natalinos

Qualquer desculpa, incluindo o Natal, é boa para se desligar da realidade e passar um bom momento brincando com o smartphone. A oferta de games para iPhone é diversa. Algumas propostas passam por um jogo de quebra-cabeça no qual é preciso agrupar ícones natalinos de três em três, ou outro onde o objetivo é salvar um boneco de neve de uma tempestade de flocos de neve.

Em toda reunião familiar ou de amigos, o que melhor que uma trivia para pontuar os conhecimentos sobre as festividades natalinas? A aplicação para Android "Christmas Trivia" surpreende com perguntas como em que cidade foi proibida a comemoração do Natal entre 1659 e 1681. E como qualquer época é boa para comprovar como está a memória, o Android Market está repleto de aplicativos que propõem fazer simples testes como no "Jogo da Memória: Natal" ou no "Christmas Memory Game".

Outros programas reúnem vários serviços. É o caso de "Xmas Box", que inclui uma contagem regressiva para a chegada do novo ano, a possibilidade de elaborar um cartão de felicitação, uma animação com fogos de artifício virtuais e o som de uma garrafa sendo aberta que se ativa quando se agita o iPhone.

Aqueles que não tenham interesse especial nas festas natalinas e estejam aborrecidos de tanto Papai Noel poderão respirar com "Stressful Christmas", um autêntico guia de meditação com conselhos para aprender a relaxar, com a ajuda de um catálogo de imagens e cores que contribuirão para liberar as tensões. Já o "Zombie Christmas" é um jogo para usuários mais irreverentes, que terão que se esforçar para proteger os presentes dos ávidos zumbis que ameaçam estragar o Natal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES