App do Facebook deve ganhar versão mais veloz nesse semestre

O app atual foi desenvolvido em grande parte com linguagem HTML5, o que explica a lentidão.

Facebook. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atual versão do aplicativo do Facebook tem duas estrelas e meia de cinco na App Store, a loja de aplicativos para o sistema móvel da Apple. Resenhas de usuários brasileiros na loja dizem que ele "é muito lento", "consome muita bateria" e "fecha sozinho do nada". Outra reclamação comum é sobre a ausência do botão Compartilhar.

Engenheiros citados anonimamente pelo jornalista Nick Bilton, do "New York Times", numa reportagem recente, afirmaram que uma nova versão do aplicativo vai ser lançada em breve, corrigindo ao menos o problema da velocidade.

Segundo eles, o app atual foi desenvolvido em grande parte com linguagem HTML5, o que explica a lentidão. Ele trata a maioria dos componentes como se estivesse lidando com uma página da web, dedicando grande parte do tempo a baixar dados que poderiam estar incluídos no aplicativo.

Segundo os engenheiros entrevistados, o próximo app para iOS vai ser todo desenvolvido com Objective-C, versão da Apple para a linguagem de programação C. Com a novidade, o aplicativo vai coletar menos informações da rede e carregar a maior parte da interface a partir do próprio dispositivo.

O aplicativo atual, segundo a reportagem do "New York Times", é essencialmente "uma carapaça de Objective-C com um navegador de internet embutido".

Bilton, que teve acesso ao novo aplicativo, disse que o visual é quase o mesmo da versão anterior. O foco da atualização é a velocidade.

O app do Facebook para Android recebeu uma atualização no dia 12 de julho.

Ele está mais rápido para logar e navegar, teve melhorias no sistema de mensagens e suporta câmera frontal. Na seção de comentários do Google Play, loja de aplicativos do Android, muitos usuários aprovaram a atualização.

A nova versão requer pelo menos a versão 2.2 (Froyo) do Android.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES