Apple não vai usar marca iPhone no BR por causa da Gradiente

A Apple deve ter o pedido de patente para seu smatphone negado.

O iPhone 4 (esquerda) e o iPhone 5, com tela maior | Peter DaSilva/The New York Times
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A novela sobre a marca "iPhone" no Brasil ganhará um novo capítulo --provavelmente desfavorável à Apple-- na terça-feira (5).

O Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) vai divulgar a decisão sobre o pedido da empresa para o uso da marca "iphone" no Brasil na RPI (Revista da Propriedade Industrial) --publicação semanal que funciona como o "Diário Oficial" do órgão brasileiro de patentes.

A solicitação foi feita pela Apple em julho de 2007, mas a IGB Eletrônica --dona da marca Gradiente no país-- já havia pedido o registro da marca "g gradiente iphone" em março de 2000.

A patente foi concedida em novembro de 2007 à IGB --que se tornou dona da marca no Brasil-- após a Apple lançar seu primeiro iPhone (anunciado no começo do mesmo ano).

Como não é possível ter dois registros da mesma marca para uma mesma categoria de produto, a Apple deve ter o pedido de patente para seu smatphone negado.

Assim, a IGB poderá reivindicar na Justiça o uso exclusivo da patente, forçando a Apple a tentar um acordo para o uso do nome no Brasil ou comprar a marca. Elas também podem recorrer a um processo de arbitragem.

Procuradas, as empresas não quiseram se pronunciar sobre o imbróglio.

A polêmica veio à tona em 18 de dezembro, quando a IGB anunciou o lançamento o seu iphone. Mais modesto que o dispositivo da Apple, o G Gradiente iphone tem sistema operacional Android 2.3, entrada para dois chips e é vendido por R$ 599 na loja da empresa.

O anúncio foi feito 15 dias antes de a patente da IGB expirar.

A marca foi registrada pelo Inpi em 2 de janeiro de 2008 e, caso a empresa não a utilizasse até 2 de janeiro deste ano --uma patente sem uso expira após cinco anos--, a Apple poderia contestá-la.

Quando lançou seu primeiro iPhone, em 2007, a Apple passou pelo mesmo problema com a Cisco, detentora do nome nos Estados Unidos. À época, as empresas negociaram um acordo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES