Apple: Quais são as principais ameaças para usuários de Mac OS?

Apple: Quais são as principais ameaças para usuários de Mac OS?

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos usuários do Mac OS acreditam estar imunes a ataques hackers e acabam não se preocupando em adotar condutas mais seguras. De fato, o sistema operacional ainda é menos visado por cibercriminosos do que o Windows, mas isto não indica que a plataforma da Apple não esteja sujeita a riscos.

Instalar programas de origem duvidosa é assumir um risco que a própria empresa prefere evitar, ao adicionar bloqueio automático para softwares que não foram baixados pela App Store. Recentemente, grandes ameaças, como antivírus falsos e trojans, vêm preocupando usuários. É muito importante conhecer as principais e encontrar maneiras de evitá-las.

1) Antivírus falsos para Mac

Antivírus falsos são um grande problema para usuários do sistema operacional da Apple. Eles devem ficar atentos e evitar os programas como o MacSecurity, MacProtector e Mac Defender. Este último, por exemplo, infectou milhares de computadores. Por isso, é muito importante pesquisar muito antes de instalar um aplicativo do gênero na plataforma.

As vulnerabilidades encontradas por criminosos no sistema são uma porta de entrada para o desenvolvimento de novas ameaças. Recentemente, um trojan conhecido como Flashback, infectou cerca de 700 mil Macs em todo o mundo, utilizando uma brecha encontrada no Java SE. O malware transformava o computador em uma ?máquina zumbi?, utilizada pelos hackers para, entre outras ações, enviar spams e links maliciosos para os seus contatos.

Mesmo com a atualização de segurança disponibilizada pela Apple para solucionar esta brecha, derivados deste malware continuam atacando computadores com Mac OS. A contaminação do sistema acontece quando o usuário visita uma página WordPress infectada.

Em alguns casos, ataques são dirigidos para usuários de Mac OS por e-mail, que trazem em anexo um código malicioso capaz de captar dados digitados. Algumas ameaças não prejudiciais aos sistema e ficam apenas armazenadas em arquivos pessoais do proprietário do computador. Mas, quando copiados ou enviados via e-mail, são disseminados pela rede, infectando equipamentos com plataformas diferentes.

A empresa nunca teve tantos problemas do gênero e parte disso se deve a alta de popularidade do sistema. Segundo especialistas em segurança virtual, a fabricante deve aumentar o número de atualizações de segurança para garantir maior proteção dos Macs.

2) Práticas inseguras de navegação e instalação de aplicativos

Práticas inseguras de navegação na Internet devem ser evitadas. Um computador com Mac OS não está imune e tomar medidas de proteção, como o uso de antivírus, é indicado, para que o computador não sofra um ataque nem tenha problemas com manutenções.

A Apple busca colaborar com a segurança de quem usa o sistema impedindo a instalaçao de softwares não provenientes da sua Mac App Store. O ideal é evitar baixar programas que sejam de origem duvidosa. De fato, a loja de aplicativos oficial da empresa é a fonte mais confiável para baixar apps, pois a procedência é certificada pela própria Apple.

,b>3) Cuidado ao usar programas vulneráveis

O Java, que teve uma séria brecha encontrada por criminosos virtuais e que demorou 49 dias para ser solucionada pela Apple, é um ponto fraco na plataforma. Especialistas recomendam sua desinstalação ou que seja desabilitá-lo no Safari e em outros navegadores instalados.

Outras medidas importantes são: desinstalar o Flash (caso o usuário não precise utilizá-lo), atualizar o Adobe Reader para a versão 10 ou posterior e usar um navegador que possua a ferramenta de segurança sandbox, encontradas em browsers como o Google Chrome.

Os tempos, definitivamente, são outros para quem tem um MacBook ou iMac e a palavra prevenção tem que entrar no vocabulário destes usuários. Existem muitos antivírus para Mac OS no mercado capazes de minimizar as chances de ter o sistema infectado. Pesquise por um antivírus para Mac de origem conhecida no TechTudo Downloads e boa navegação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES