Ayrton Senna completaria hoje 54 anos; Doodle do Google celebra

Doodle do Google faz homenagem ao piloto Ayrton Senna da Silva, que faria 54 anos

Reprodução/Google | Doodle do Google faz homenagem ao piloto Ayrton Senna
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ayrton Senna é o homenageado do Doodle do Google desta sexta-feira (21). Se vivo, o piloto completaria 54 anos. O Doodle entrou no ar na página inicial do buscador em vários países do mundo, incluindo, é claro, o Brasil. Senna, morto há 20 anos em um acidente, conquistou três mundiais, sendo um dos maiores nomes na modalidade de automobilismo.

A homenagem ao piloto já era esperada na data do seu aniversário e acabou "vazando" em páginas do Google na Austrália e Nova Zelândia, graças ao fuso horário. Senna, que é o primeiro piloto a receber um Doodle, é uma lenda: em 1991 foi o mais jovem piloto a conquistar o tri campeonato na Fórmula 1. O buscador exibe o rosto de Senna em perfil, um carro de F1 e a tradicional bandeira quadriculada, além das cores do Brasil; o verde e o amarelo.

Caminho até a Fórmula 1

Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960 na cidade de São Paulo e começou sua carreira no automobilismo ainda cedo. Aos quatro anos, ganhou o seu primeiro kart, feito pelo próprio pai, com o qual já demonstrou o seu interesse por automóveis. Aos 13 anos de idade, começou a competir oficialmente em provas de kart. Foi campeão brasileiro e sul-americano da categoria nos anos de 1977, 78 e 80.

Aos 21 anos, disputou e venceu seus primeiros campeonatos na Europa. O piloto brasileiro conquistou diversas categorias, como as Fórmulas Ford 1600 e 2000, além da Fórmula 3. O desempenho de Senna nas pistas lhe rendeu um convite pela Toleman para disputar o campeonato de Fórmula 1 em 1984. No ano seguinte, o brasileiro foi para a equipe Lotus, onde ficou até 1987.

Foi na McLaren, porém, que ele se sagrou campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez e logo no seu ano de chegada à equipe, em 1988. O piloto brasileiro conquistou ainda os títulos de 1990 e 91 pela mesma McLaren, sagrando-se um ídolo nacional e um dos melhores da história, recordista em pole positions. Em 1994, Senna foi contratado para pilotar pela Williams.

A temporada de 1994, porém, não começou com bons resultados para o piloto brasileiro. Senna abandonou as duas primeiras etapas do mundial, o que fez com que se empenhasse para a terceira etapa: o GP de San Marino, em Ímola, no dia 1º de maio. O brasileiro largou na primeira colocação, mas, na sétima volta, aos 34 anos, chocou-se violentamente contra o muro de concreto do circuito. O piloto foi socorrido ainda na pista e levado para o Hospital Maggiore de Bolonha, onde foi declarado morto horas depois.

Desde então, os carros da Williams fazem homenagens a Senna com o ?S? de Senna pintado no bico dos veículos. Com a frase em português "Ayrton Senna Sempre", o desenho foi atualizado neste ano lembrando os 20 anos do acidente que interrompeu tragicamente sua brilhante carreira nas pistas.

Morte causa comoção nacional

A morte de Senna foi considerada por muitos brasileiros uma tragédia nacional, tendo o Governo Federal decretado três dias de luto oficial. O funeral do piloto contou ainda com honras de chefe de Estado, como salva de tiros, e a estimativa é que ele tenha levado cerca de um milhão de brasileiros às ruas. Além disso, milhões de pessoas acompanharam as notícias sobre o sepultamento de Senna pela televisão.

Campeão nas pistas e na Sapucaí

Ayrton Senna foi homenageado este ano pela escola de samba carioca Unidos da Tijuca com o enredo "Acelera, Tijuca", do carnavalesco Paulo Barros. O desfile da escola trouxe à Marquês de Sapucaí elementos do universo do automobilismo e da velocidade, além de fazer referência ao piloto tricampeão mundial de Fórmula 1. A homenagem rendeu à Unidos da Tijuca o título do Carnaval Carioca de 2014, o quarto da agremiação.

Uma história que o Brasil não vai esquecer

Conhecido nas telinhas brasileiras como Ayrton Senna "do Brasil", como era chamado pela voz de Galvão Bueno na TV Globo, o piloto deixou sua marca na vida dos brasileiros que dificilmente esquecerão os domingos de corrida. Seja pela capacete verde e amarelo, pelas esperadas bandeiradas quadriculadas, ou mesmo pelo "Tema da Vitória" composto pelo maestro Eduardo Souto Neto, Senna jamais será esquecido.

Sua rivalidade com outros pilotos e competitividade também são admiradas e lembradas sempre que seu nome é citado. O piloto corria ao lado de Alain Prost, companheiro de equipe na McLaren. Porém, rival na pista.

Viviane Senna e a Instituto Ayrton Senna

Outra homenageada este ano pelo Google em um Doodle foi a irmã Viviane Senna, líder do Instituto Ayrton Senna, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher. O vídeo, publicado na página inicial do buscador, citava 100 personalidades femininas ao redor do mundo, entre elas a irmã do piloto.

O Instituto visa diminuir as desigualdades sociais do país através da educação. Atualmente, a organização filantrópica atua na capacitação de 75 mil educadores em todo o país, beneficiando cerca de dois milhões de alunos em cerca de 1.300 municípios brasileiros. Por seu trabalho, o instituto integra, desde 2004, a rede de Cátedras Unesco no mundo, com colaboração para que o país alcance metas educacionais da ONU até 2015.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES