Banana Pi: minicomputador cabe no bolso

Concorrente direto do Raspberry Pi, a nova versão do miniPC oferece suporte a sistemas Linux

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O BPI-F2S é a nova versão do Banana Pi, minicomputador que cabe no bolso do usuário e que conta com placa voltada para executar tarefas mais pesadas. Concorrente direto do Raspberry Pi, a nova versão do miniPC oferece suporte a sistemas Linux (Debian ou Fedora), conta com processador ARM de quatro núcleos e 1 GHz de velocidade e é destinada ao uso em sistemas embarcados para a criação de dispositivos de Internet das Coisas (IoT). O Banana Pi já está disponível para compra no mercado chinês, com preço de US$ 58, cerca de R$ 244 na conversão direta. A notícia é do site Tech Tudo.

 Divulgação/SinoVoIP 

O perfil mais profissional da placa explica as razões pelas quais o miniPC conta com especificações mais simples. Ao contrário de modelos como Raspberry Pi 4, que pode ser usado como um computador comum, o novo Banana Pi tem uso mais restrito. É esperado que o novo modelo do minicomputador consiga executar as principais tarefas de objetos que fazem parte da Internet das Coisas, como geladeiras, aspiradores de pó e lâmpadas inteligentes.

Nesse sentido, além do processador de 1 GHz, a placa oferece 128 ou 512 MB de memória RAM, 8 GB de espaço para dados, que podem ser expandidos usando um cartão de memória do tipo microSD. O Banana Pi conta também com conexões GPIO de 40 pinos, a mesma usada nos modelos Raspberry. Este tipo de conexão é capaz de permitir que o miniPC seja compatível com acessórios e sensores de outros produtos. Há também pinos FGPA para conexões com placas desse tipo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES