Brasil é único país da América Latina com internet gigabit

A Internet com velocidade de gigabit já está disponível para cerca de 354 milhões de pessoas em 51 países

Internet Giga | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Internet com velocidade de gigabit já está disponível para cerca de 354 milhões de pessoas em 51 países, representando 5% ou uma em cada 20 pessoas da população global. É o que mostra pesquisa da Viavi Solutions (Gigabit Monitor), que mostra o Brasil como único país com velocidade de acesso desse nível na América Latina, com 1,9 milhão de pessoas -ou 0,9% da população – com disponibilidade de internet de gigabit, colocando o país na 29ª posição global. A notícia está no site Telesíntese.

Pelo levantamento, os Estados Unidos são o líder global em gigabits, com internet gigabit disponível para 68,5 milhões de pessoas, um adicional de 4 milhões desde agosto de 2018. Desde o ano passado, a China ultrapassou a Coreia do Sul como o país com a segunda maior disponibilidade de internet gigabit. Na China, a internet gigabit está agora disponível para 51,7 milhões de pessoas, representando um enorme salto de 31 milhões desde agosto do ano passado. No entanto, esse número representa apenas 3,7% da população do país.

Depois dos EUA e da China está a Coreia do Sul, com acesso gigabit para 46,9 milhões, a Espanha com 30,1 milhões e o Canadá com 15,9 milhões. Quando a cobertura é de acordo com a porcentagem da população, Cingapura continua sendo a líder global, com Internet gigabit disponível para 95% da população.

Apesar do aumento de países com velocidade de acesso em gigabit, a pesquisa estima que 50% da população global ainda não têm nenhuma forma de acesso à Internet.

Segundo a Viavi. à medida que as redes 5G são ativadas em todo o mundo, a participação da tecnologia celular na provisão de internet gigabit aumentou com uma queda correspondente na participação da fibra. Nos próximos dois anos, à medida que as redes 5G se espalharem, espera-se que essa tendência continue. No entanto, essa observação de primeira linha esconde o fato de que a fibra continua sendo a infraestrutura de backhaul preferida na maioria das redes de telefonia celular, cabo e telecomunicações, tornando a fibra um componente crítico, para a maioria dos provedores de internet gigabit.

“Não é de surpreender que estamos vendo uma mudança gradual do fornecimento de internet gigabit com fio para tecnologias sem fio. À medida que as redes comerciais 5G estão sendo implementadas em maior número, o ritmo dessa transição aumentará radicalmente e logo alcançará um ponto de ruptura”, disse Sameh Yamany, Chief Technology Officer da Viavi. “No entanto, mesmo com o aumento global das redes 5G, a importância de testar e solucionar problemas de fibra permanecerá fundamental à medida que as operadoras móveis implementarem cada vez mais infraestrutura de rede baseada em fibra”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES