Brasil fica em 1º lugar em pedidos de remoção de conteúdo no Google

Entre julho e dezembro, empresa teve 697 pedidos feitos pelo governo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil foi o país que mais solicitou remoção de conteúdo para o Google entre julho e dezembro de 2012. No período, a companhia recebeu 697 pedidos do governo brasileiro, um crescimento de 265% em comparação com as 191 solicitações registradas no primeiro semestre de 2012.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (25) pelo Google na sétima edição do Relatório de Transparência (acesse aqui). O segundo país com mais solicitações governamentais no período foi os Estados Unidos, com 321 pedidos.

Eleições

Das 697 solicitações, 640 eram ordens judiciais ? uma média de 3,5 ordens judiciais por dia durante o período. De acordo com o Google, quase metade das solicitações ? 316 ? estavam relacionadas a supostas violações do Código Eleitoral Brasileiro durante as eleições municipais de 2012.

O Google removeu o conteúdo em resposta a 35 decisões judiciais. Segundo a companhia, ela está recorrendo da decisão em outros processos, como previsto na legislação brasileira, sob o argumento de que o conteúdo está protegido pela liberdade de expressão de acordo com a Constituição do Brasil.

No mundo, o Google recebeu um total de 2.285 solicitações governamentais para remover 24.179 peças de conteúdo, um aumento sensível se comparado aos 1.811 pedidos para remover 18.070 itens no primeiro semestre de 2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES