Caça duas vezes mais rápido que a velocidade do som chega ao Brasil

O caça foi fabricado pela empresa sueca Saab e transportado até o aeroporto da cidade em uma forte esquema de segurança

Caça da Força Aérea mais rápido que a velocidade do som chega ao Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada desta quarta-feira (13) chegou ao Brasil o novo caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave chegou em Santa Catarina através do Porto de Navegantes, no Litoral Norte do estado. O caça foi fabricado pela empresa sueca Saab e transportado até o aeroporto da cidade em uma forte esquema de segurança durante a madrugada. 

A nave supersônica embarcou em terras suecas por meio do Porto de Norrkoping, no navio MV Florijngracht. Após dias pelo mar, a aeronave foi descarregada no berço 2 do Portonave. O F-39 Gripen tem cerca de 4,5 metros de altura,  14 metros de comprimento e envergadura de 8,6 metros. 

A velocidade é um dos pontos altos e impressiona, com máxima de incríveis 2,4 mil km/h, duas vezes a velocidade do som. Além de voar a cerca de  16 mil metros de altitude, o F-39 Gripen é sucesso e se estabeleceu como um dos modelos de aeronaves mais usados por forças aéreas em todo o mundo. 

O trabalho de transporte foi divulgado nesta quinta-feira (14) foram dezenas de funcionários envolvidos no processo, desde o içamento do caça até a retirada dele de dentro do navio. Desde o ano de 2020, mais de sete aeronaves do mesmo modelo desembarcaram no Brasil. O Gripen tem baixo custo de operação, alta disponibilidade e conta com tecnologia.

A chegada de mais uma aeronave reforça o programa Gripen Brasileiro, parceria entre Brasil e Suécia. A ação busca fomentar o desenvolvimento e fornecimento de caças no país. A parceria existe desde 2013 e o contrato com o país inclui ainda suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento e armamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES