Canadense lança pílula milagrosa contra doenças cardiovasculares

Canadense lança pílula milagrosa contra doenças cardiovasculares

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O médico canadense Salim Yousef anunciou, nessa segunda-feira, a criação de uma pílula que combina cinco tipos de medicamento e que, segundo ele, reduz pela metade os problemas cardiovasculares. Em uma apresentação em Orlando, na Flórida, ele disse que, tomando como base a aspirina, a nova pílula combina três remédios para diminuir a pressão e o colesterol.

Além de seu poder analgésico, testes clínicos comprovaram que a aspirina também reduz as inflamações e atua como anticoagulante que auxilia na prevenção de problemas circulatórios. A pílula administrada apenas uma vez ao dia pode reduzir pela metade o risco de doenças cardíacas e os problemas apopléticos, afirmou Yousef, que trabalha como cardiologista da Universidade McMaster, em Hamilton, no Canadá.

"Se levado em conta que cada componente da polipílula pode reduzir o risco de doenças cardíacas e apoplexias em 25%, se pode conseguir pelo menos o dobro com os cinco componentes", informou. Em declarações ao site especializado WebMd, James Stein, cardiologista da Universidade de Wisconsin, disse que a grande vantagem da pílula diária é "sua simplicidade".

Segundo ele, quanto mais pílulas são necessárias ser administradas a uma pessoa, menos são as possibilidades de que finalmente todas sejam usadas. O médico afirma que polipílula será uma vantagem nesse sentido e também não será cara demais, pois todos seus componentes são de venda livre e genérica no mercado.

Em sua apresentação, Yousef contou que a polipílula foi testada em mais de duas mil pessoas com pelo menos um fator de risco cardíaco, como obesidade, alta pressão sanguínea e colesterol alto. No entanto, nem todos estão muito entusiasmados com a inovação de Yousef, conforme afirma o site WebMD.

"O que é necessário é uma estratégia geral na prevenção das doenças cardíacas, não somente pílulas", disse o ex-presidente da Sociedade Americana de Cardiologia e professor da Escola de Medicina da Universidade do Mississipi, Daniel Jones. Segundo ele, é possível "conseguir os mesmos resultados com um estilo de vida que destaque a dieta e os exercícios" e são necessários mais testes com o lançamento de Yousef.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES