Carregar celular via USB em local público cria risco de roubo

Problema foi demonstrado na conferência de segurança Defcon

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brian Markus, presidente da Aires Security, e os especialistas Joseph Mlodzianowski e Robert Rowley montaram na conferência de segurança Defcon, em Las Vegas, um quiosque para recarregar gratuitamente a bateria do celular via USB. Ao plugar o celular, no entanto, a tela LCD do quiosque exibia uma mensagem: ?você não deve confiar seu smartphone a quiosques públicos. Informação pode ser baixada sem o seu consentimento. Para sua sorte, essa estação é ética e seus dados estão seguros. Aproveite a recarga?.

Segundo reportagem do site ?Krebs on Security?, os especialistas realizaram o experimento para mostrar os riscos de plugar um celular via USB aos participantes da conferência.

A parte mais interessante, diz o texto, foi a reação das pessoas. Um usuário disse ?não me importo, pegue meus dados, eu preciso do celular para fazer uma ligação!?. Outro apenas conectou o celular, confiante, depois de desativar o modo de transferência USB, mas o celular imediatamente reativou o modo após conectar à estação de carga. ?Parece que a configuração não funciona?, desabafou.

É improvável que a maioria dos pontos para recarregar a bateria via USB apresente qualquer risco, mas muitos especialistas, mesmo em uma conferência especializada em segurança como a Defcon, nunca pensaram nos riscos de usar conexões USB inseguros para a recarga do aparelho.

Os pesquisadores recomendam que usuários carreguem consigo o carregador do celular que conecta diretamente em uma tomada comum ou que desliguem completamente o celular antes de conectar. ?Desse modo, a maioria dos telefones não expõe os dados?, afirmou Markus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES