Celulares em módulos do Google podem chegar ao mercado em 2015

Esses módulos podem ser trocados à vontade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Motorola anunciou no ano passado o projeto Ara, que consiste na customização de celulares a partir de aparelhos divididos em módulos. Com a compra da Motorola pela Lenovo, o andamento do projeto ficou um pouco incerto, no entanto, de acordo com o CNET, o Google manteve o controle sobre o ATAP, programa de tecnologia avançada e projetos da Motorola responsável pelo desenvolvimento do Ara, e revelou na última quarta-feira (26) que dará continuidade ao projeto ao longo deste ano.

Segundo o diretor do projeto Ara, Paul Eremenko, espera-se que um protótipo esteja pronto já nas próximas semanas e que o produto seja comercializado no começo do ano que vem.

O objetivo do Projeto Ara é disponibilizar a customização além dos ringtones, wallpapers e capinhas, ou seja, a personalização de hardware nos aparelhos a partir de peças modulares. Os aparelhos consistiriam de uma estrutura principal, como um esqueleto, que recebe partes ou módulos de acordo com a preferência do usuário. Assim, seria possível escolher se o aparelho teria ou não teclado, bateria extra, câmera, etc. Dessa forma, os módulos seriam intercambiáveis e permitiriam a troca de uma única parte caso houvesse alguma falha.

"Será que conseguiríamos fazer para os hardwares o que o Android e outras plataformas fizeram pelos softwares?", questiona Eremenko. "Isto é, diminuir a barreira entre os desenvolvedores de modo que milhares de pessoas possam produzir componentes, em vez de cinco ou seis empresas maiores".

O Google pressiona para que o esqueleto custe 50 dólares, equipado apenas com Wi-Fi ? nem a antena de celular estaria inclusa. A partir disto, os usuários poderiam construir o próprio aparelho da forma que quisessem, instalando processador, câmera, alto falantes e demais componentes de acordo com suas necessidades.

A empresa planeja disponibilizar três tamanhos de esqueleto: mini, médio e jumbo, que terão uma armação de alumínio, circuitos de rede e uma bateria reserva, além de diversos espaços para conexão. Por exemplo: o médio comporta até 10 conectores. Esses módulos podem ser trocados à vontade sem que seja necessário o desligamento do aparelho.

"Um grande desafio do projeto é fazer com que as peças se encaixem de um modo eficiente, de maneira que as pessoas possam trocá-las em casa, adicionando ou removendo partes, sem que isso cause aumento de peso ou de preço", explica a engenheira mecânica líder do projeto Ana Knaian.

Para o Projeto Ara, o Google firmou parceria com a NK Labs para a construção da parte elétrica, mecânica e para engenharia de software. Já sua parceria com a 3D Systems tem como intenção produzir uma impressora 3D de alta velocidade, para a produção em massa dos esqueletos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES