Celulares rastreiam localização de estudantes

Dezenas de instituições usam essa tecnologia para monitorar o desempenho acadêmico dos alunos, analisar sua conduta ou até mesmo avaliar sua saúde mental

Rastreio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sensores Bluetooth de curto alcance e redes Wi-Fi em todo o campus estão capacitando universidades nos Estados Unidos a rastrear centenas de milhares de estudantes com mais precisão do que nunca. Dezenas de instituições usam essa tecnologia para monitorar o desempenho acadêmico dos alunos, analisar sua conduta ou até mesmo avaliar sua saúde mental. A notícia está no site Olhar Digital.

Entretanto, alguns professores e defensores da educação argumentam que os sistemas são uma tecnologia intrusiva, que viola a privacidade dos estudantes em grande escala. A preocupação é que os sistemas de rastreamento infantilizem os alunos exatamente quando eles deveriam se tornar adultos, treinando-os para ver a vigilância como uma parte normal da vida, quer eles gostem ou não.

“Somos adultos. Precisamos mesmo ser monitorados?”, disse Robby Pfeifer, estudante de segundo ano da Virginia Commonwealth University, em Richmond, que recentemente começou a registrar a presença de alunos conectados à rede Wi-Fi do campus. “Por que isso é necessário? Como isso nos beneficia? Será que isso irá continuar até que cada segundo dos nossos dias seja microgerenciado?".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES