Cientista vai produzir computador capaz de prevê o futuro; saiba!

Entre as preocupações dos europeus é evitar uma nova crise econômica mundial.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto do computador que pode prever o futuro tem como objetivo evitar que grandes catástrofes aconteçam novamente. Para isso, o supercomputador Living Earth Simulator (LES) irá consultar um vasto banco de dados para prever, com base nas referências, quando um evento pode se repetir. O projeto já conta com o apoio financeiro da Comissão Europeia, que investirá 900 libras. Entre as preocupações dos europeus é evitar uma nova crise econômica mundial.

O Living Earth Simulator (LES) é capaz de coletar as informações divulgadas na internet, em sites relevantes e nas principais redes sociais e analisar esses dados nos "computadores mais poderosos do mundo". Com isso, o sistema pode indicar as possibilidades de uma nova crise financeira iminente, prevenindo a comunidade europeia a tempo de tomar medidas cautelares.

Os responsáveis pelo projeto propõem que o LES seja uma espécie de "sistema nervoso" global, substituindo os atuais modelos de gestão econômica, que é considerado por muitos economistas desatualizado. O projeto já conta com o apoio de aproximadamente 30 instituições científicas mundiais, e a Comissão Europeia já colocou o LES como prioridade na lista de investimentos científicos, com o apoio financeiro de 900 milhões de libras. Porém, a ideia de criar um complexo sistema de computadores recebe algumas críticas de especialistas, que chamam o projeto de utópico e ambicioso.

"Temos que ser céticos quanto às possibilidades dos computadores mais poderosos do mundo analisarem o comportamento das pessoas", disse Iain Begg, professor da Escola Econômica de Londres, ao Sunday Times. Para Begg, o mundo possui uma complexidade muito grande e o comportamento das pessoas é algo ainda mais difícil de se analisar, pois as tendências sociais não são apenas complexas, mas mutáveis com o passar do tempo.

Já os defensores do LES dizem que, diante do cenário atual, a necessidade de um sistema de previsão como esse é maior do que nunca já que a atual crise econômica e o colapso da zona do Euro não foi prevista pelos atuais modelos de análise financeira.

Mas o LES vai ainda mais adiante, ele foi projetado para prevenir também a propagação de doenças infecciosas, como a gripe suína e de identificar métodos para combater as alterações climáticas. Vale lembrar que um sistema semelhante já foi visto pelo menos uma vez, em o livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES