Cientistas criam chip flexível que pode ser enrolado em todo cabelo humano

O resultado é um circuito integrado em uma leve película de polímero.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas na Suíça anunciaram nesta terça-feira a criação de um chip eletrônico tão flexível que poderia ser enrolado no cabelo humano, uma invenção com potenciais usos médicos e comerciais.

A eletrônica "pode ser transmitida a qualquer objeto, superfície e tecido biológico, como a pele humana e as folhas de plantas", revelou um estudo conduzido por Giovanni Salvatore, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique (ETH).

Segundo a pesquisa, publicada na revista Nature Communications, os transistores do chip funcionam mesmo estando este enrolado em cabelo humano, que tem uns 50 micrômetros de espessura.

A técnica para obter este chip ultraflexível implica construir um circuito eletrônico na parte superior de uma espécie de sanduíche de camadas de polivinil dispostas sobre uma base dura. Em seguida, a lâmina de silício é colocada na água, que dissolve duas das camadas de polivinil.

O resultado é um circuito integrado em uma leve película de polímero, transparente e não solúvel, chamada parileno, com espessura de apenas um micrômetro (milionésima parte de um metro).

Este chip ultra-flexível pode ter aplicações médicas. Por exemplo, para controlar o glaucoma, doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular e que pode levar à cegueira, afirmaram os cientistas, que já o testaram em laboratório em um olho artificial.

Segundo eles, a invenção também tem outras possibilidades de aplicação comercial, de células solares flexíveis a biosensores portáteis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES