Conheça o HDV, disco que vale por 100 DVDs

A aparência dos três discos é a mesma

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Guarde bem esse nome: HVD (Holographic Versatile Disc, ou disco holográfico). Esse é o mais novo e o mais completo meio de guardar informações em um disco. A tecnologia desbanca até o Blu-ray, o sistema que está virando febre na indústria de filmes. O HVD permite armazenar 20 discos de Blu-ray, ou 100 discos de DVD, ou até um disco rígido de computador de baixa capacidade - e com imagens em três dimensões, como se o espectador estivesse em uma montanha russa ou um tubarão saísse do aparelho de televisão

A aparência dos três discos é a mesma. Enquanto o DVD e o Blu-ray gravam informações apenas na superfície, o disco holográfico utiliza toda a espessura. Os sistemas tradicionais utilizam o método de gravação linear de dados por meio de apenas um feixe óptico. O sistema HVD utiliza dois feixes ópticos para transmissão de dados. O conteúdo fica gravado em hologramas ou padrões tridimensionais. É isso o que permite a reprodução de imagens em três dimensões.

A novidade foi apresentada em maio pela General Eletric, a primeira empresa a criar o produto. O que representa o lançamento? Principalmente uma economia para o consumidor e para as empresas. Com a maior capacidade do HVD, uma quantidade menor de discos será necessária para armazenar a mesma quantidade de informações. O disco holográfico, inicialmente, será vendido somente para estúdios de televisão e de cinema e centros médicos. Somente em 2011 ou 2012 deverá chegar às lojas. Isso porque a produção ainda é bastante cara. Os fabricantes terão de adaptar a nova tecnologia aos padrões de armazenamento existentes. Como acontece com toda inovação, no entanto, o preço deverá cair progressivamente assim que o HVD chegar ao mercado.

E agora a pergunta que aflige a todo consumidor final: teremos então de jogar nossos discos de DVD e de Blu-ray (que começa a se popularizar somente agora) no lixo? Não. Como o formato é similar, os aparelhos de DVD e de Blu-ray poderão ler o novo formato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES