Conheça Pavel e Nikolai Durov, os irmãos russos criadores do Telegram

App de troca de mensagens foi criado pelos irmãos russos Pavel e Nikolai Durov, que também desenvolveram a rede social 'VK', a mais popular da Rússia.

telegram | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Telegram foi bloqueado no Brasil nesta sexta-feira (18) por determinação do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele atendeu a um pedido da Polícia Federal, que investiga que o Telegram é usado para propagar discursos de ódio, tráfico de drogas, comércio de dinheiro de falso, propaganda nazista e vendas de certificados de vacinação.

O aplicativo de mensagens Telegram foi criado em 2013 pelos irmãos russos Pavel e Nikolai Durov. A sede da empresa fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, embora seus criadores sejam da Rússia. Há servidores em diferentes partes do mundo e o aplicativo promete encriptar as mensagens -- ou seja, transformar a informação usando um algoritmo para impossibilitar a sua leitura por qualquer pessoa, exceto quem está recebendo a mensagem pelo aplicativo --, chamadas de vídeo e dados dos usuários, mantendo sua privacidade na troca de mensagens, fotos e arquivos. O Telegram ainda permite ter conversas secretas, que podem ser apagadas automaticamente após um determinado tempo.

Pavel Durov, o "Zuckerberg" russo (Foto: reprodução)

Em janeiro de 2021, a companhia anunciou que alcançou 500 milhões de usuários ativos no Telegram mundialmente. O app começou a ficar popular, principalmente no Brasil, em 2014, depois de o Facebook anunciar a aquisição do WhatsApp por US$ 16 bilhões. 

Leia Mais

Muitos usuários que não queriam ter seus dados compartilhados com a empresa, que hoje se chama Meta, procuraram por alternativas, e o Telegram foi a principal delas. Depois, em 2015, ele chegou a ganhar 1 milhão de novos usuários brasileiros quando a Justiça suspendeu o WhatsApp do país.

Antes do Telegram, em 2006, os irmãos criaram a rede social "VKontakte" ou "VK", a maior da Rússia e um dos sites mais acessados no mundo, sendo chamada de "Facebook russo". O endereço chegou a ser usado na Ucrânia, mas foi banido pelo parlamento do país em 2017.

Telegram (Foto: reprodução)

Pavel Durov é chamado de "Mark Zuckerberg" russo. Ele tem uma fortuna avaliada em US$ 3,4 bilhões. Nikolai, o irmão mais velho, é matemático e programador, e foi responsável por desenvolver a tecnologia usada no app. Ele é discreto e há poucas informações sobre sua vida pessoal. Um dos recursos criados por ele para o Telegram é o disparo de mensagens em massa com criptografia.

Em entrevistas, Pavel disse que a ideia do Telegram surgiu em 2011, quando as forças especiais russas tentaram invadir sua casa. Ele percebeu que não havia uma maneira segura de se comunicar com o irmão e, por isso, decidiu criar o aplicativo.

Entenda o caso

A decisão de bloquear o Telegram atende a um pedido da Polícia Federal e foi motivada pelo descumprimento de ordens judiciais pela companhia.

Recentemente, atendendo a determinação do Supremo, o Telegram bloqueou três perfis apontados como disseminadores de informações falsas, entre eles do blogueiro Allan dos Santos, um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro.

Santos é investigado no Supremo em dois inquéritos: um que apura divulgação de "fake news" e ataques a integrantes da Corte; e outro que identificou a atuação de uma milícia digital. No ano passado, Moraes determinou a prisão do blogueiro, que está foragido.

Apesar do bloqueio dos perfis, o Telegram descumpriu outros pontos do decisão, entre os quais o de entregar à Justiça informações cadastrais e bloquear o repasse de recursos. Foi isso que levou à determinação desta sexta para suspender o aplicativo no país.

Grupos do Telegram violam leis e acendem alerta para as eleições no Brasil

No pedido encaminhado ao Supremo, a Polícia Federal diz que o aplicativo "é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países."

Ainda de acordo com a PF, o Telegram usa a "atitude não colaborativa" com autoridades "como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES