Cresce presença de idosos nas plataformas digitais, diz relatório

De acordo com o estudo, de 2015 a 2022, a conexão desse público no Instagram teve alta de 4.937%.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presença de pessoas entre 65 anos e 75 anos nas plataformas digitais cresceu de forma expressiva nos últimos sete anos. Essa informação faz parte do relatório Beyond Age: Para além da idade, assinado pela Kantar Ibope Media. Com informações do portal Meio&Mensagem.

 De acordo com o estudo, de 2015 a 2022, a conexão desse público no Instagram teve alta de 4.937%. No YouTube, o aumento percentual chegou a 886% no período avaliado. Além disso, no WhatsApp e no Facebook, o salto na participação no ambiente digital dos 65+ foi de 707% e 255%, respectivamente.

Presença de idosos cresce nas redes sociais (Foto: reprodução)

Eduardo Alves, head of go-to-market & field marketing da Kantar Ibope Media, diz que os dados apontam para a necessidade de mudança de olhar para esse recorte da sociedade. “O mercado deve olhar para a geração Baby Boomer como parte do mainstream de consumo, e não mais como minoria de pouca representatividade. Portanto, é fundamental para oferecer mais protagonismo a essa geração e aproveitar melhor as oportunidades de consumo dentre esse público”, afirma.

Proporção nas plataformas

Proporcionalmente, o relatório mostrou que, no Facebook, para cada usuário adicional de 12 anos a 19 anos, existem 7,4 novos usuários acima de 65 anos. No WhatsApp, por sua vez, são 8,5 para cada jovem. O YouTube apresenta relação de 9,1 para um e o Instagram tem 21,7 para um.

Alves complementa que é preciso haver movimento de segmentar campanhas não somente por dados demográficos, como idade. Sendo assim, experiências de vida e comportamento se tornam fundamentais para resultados mais assertivos. “A questão tem como premissa o fato de que os targets baseados em idade, geralmente, são generalizados por grupos geracionais, mas pouco compreendidos. Eles se tornam atalhos para segmentar milhões de consumidores e, muitas vezes, levam a análises unidimensionais e, algumas vezes, míopes”, alerta.

A pesquisa

A Kantar construiu o relatório Beyond Age com base nos dados do Target Group Index, que mede comportamento e consumo em 12 regiões metropolitanas no Brasil. Também foram analisadas informações do Target Group Index Global Quick View, levantamento global presente em 35 países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES