Criança de 13 anos é a primeira pessoa do mundo a ser curada de câncer raro

Ele é conhecido como glioma do tronco cerebral ou também apenas pela sua sigla DIPG

Criança de 13 anos é a primeira pessoa do mundo a ser curada de câncer raro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na Bélgica, um menino de apenas 13 anos de idade, identificado como Lucas, se tornou a primeira criança em todo o mundo a se curar de um câncer raro e agressivo que atinge o cérebro. Ele é conhecido como glioma do tronco cerebral ou também apenas pela sua sigla DIPG.

O tumor cerebral geralmente aparece em crianças nas idades de 4 a 6 anos, um dos grandes problemas do DIPG é que seu diagnóstico é extremamente difícil. Geralmente a grande parcela dos pacientes que são acometidos com esse tipo de câncer não sobrevivem mais do que um ano após o diagnóstico.

A família de Lucas descobriu que a criança tinha a doença aos 6 anos de idade. Entretanto, sem a opção de tratamento tradicional, os pais de Lucas decidiram por uma nova maneira para tratar a doença:  o estudo clínico Biomede, que testava novos medicamentos para o tratamento do tumor.

A criança reagiu muito bem aos medicamentos Everolimus, que atacam as células tumorais por dentro. Exames de ressonância magnética mostraram que o tumor estava desaparecendo logo nos primeiros meses de tratamento. Lucas não apresenta sinais da doença há um ano e meio, sendo considerado curado. 

Com isso, Lucas foi o primeiro caso de remissão do câncer na história. Não se sabe como a criança reagiu tão bem ao tratamento, porém médicos acreditam que fatores biológicos podem influenciar durante o processo. A cura de Lucas pode ser o começo para novas pesquisas e avanços no combate ao tumor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES