Demanda por smartphones aumenta no primeiro trimestre

Mercado mundial de smartphones cresceu 20% no período, de acordo com a consultoria IDC

Primeiro trimestre de 2011 tem aumento na demanda por smartphones | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A forte demanda por smartphones estimulou ainda mais o volume do mercado geral de celulares no primeiro trimestre, e fez da Apple, fabricante do iPhone, um dos vencedores no mercado, informaram grupos de pesquisa na sexta-feira.

A IDC estimou em 20% o crescimento do mercado no primeiro trimestre, com a ajuda de fortes ganhos de fabricantes menores mas redução nas participações dos três líderes --Nokia, Samsung Electronics e LG Electronics.

As vendas do iPhone mais que dobraram ante as do período em 2010, com a ajuda das fortes vendas da Verizon Wireless e de novas operadoras em outros mercados. A participação de mercado da empresa subiu a 5%.

"O iPhone uma vez mais vendeu particularmente bem nas regiões economicamente desenvolvidas do planeta, como América do Norte e Europa", afirmou a IDC.

A Apple agora está se aproximando da LG, que detinha 6,6% do mercado no primeiro trimestre. A participação da Nokia caiu a 29%, ante 25% no período em 2010, segundo a IDC.

A Strategy Analytics estimou os embarques de celulares como 17% superiores aos do primeiro trimestre de 2010, devido à demanda por smartphones nas regiões maduras e a modelos cada vez mais populares com múltiplos chips nos mercados emergentes.

"O primeiro trimestre de 2011 foi marcado por perturbações na cadeia de suprimento relacionadas à tragédia do terremoto no Japão e pela falta continuada de alguns componentes, tais como telas de toque, chips de memória e câmeras," disse Neil Mawston, analista da Strategy Analytics.

Mawston disse que a escassez de componentes pode continuar por ao menos os próximos seis a nove meses, restringindo volumes ou elevando os preços dos insumos, mas que os desafios operacionais causados por isso continuariam a ser pouco relevantes para a maioria dos fabricantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES