Dona da TikTok demite centenas e vai encerrar seus negócios com games

A empresa está considerando também a possibilidade de vender títulos já lançados, marcando uma mudança estratégica

Tiktok | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ByteDance, empresa chinesa proprietária do aplicativo TikTok, planeja demitir centenas de funcionários de sua divisão de jogos e encerrar as operações de seu principal estúdio de games, o Nuverse, abandonando assim esse segmento de mercado.

A empresa está considerando também a possibilidade de vender títulos já lançados, marcando uma mudança estratégica após sua incursão no mercado de jogos no pós-pandemia. Esse recuo da ByteDance representa uma vitória para sua concorrente Tencent, que detém uma posição dominante nesse setor na China.

Entre os estúdios que a ByteDance planeja vender está o Moonton, adquirido em 2021 por US$ 4 bilhões e conhecido pelo jogo Mobile Legends: Bang Bang.

"Revisamos regularmente nossos negócios e fazemos ajustes para nos concentrarmos em áreas de crescimento estratégico a longo prazo. Após uma revisão recente, tomamos a difícil decisão de reestruturar nosso negócio de jogos", declarou um porta-voz da ByteDance.

A ByteDance, fundada há pouco mais de uma década, tornou-se uma líder global na internet graças aos vídeos virais do TikTok e do Douyin, seu equivalente na China. Atualmente, a empresa possui um valor de mercado superior a US$ 200 bilhões.

Nos últimos anos, a ByteDance tentou ingressar no setor de jogos, adquirindo estúdios e direitos exclusivos de distribuição de títulos. Seu maior sucesso nessa empreitada foi o jogo para celular de RPG de ação "Crystal of Atlan". Internacionalmente, distribui o popular jogo de cartas "Marvel Snap", do estúdio americano Second Diner.

A partir de agora, a ByteDance planeja concentrar-se em seus negócios principais, que incluem vídeos curtos e e-commerce. Recentemente, a empresa também recuou em outra iniciativa, demitindo quase um quarto de seus funcionários da divisão de realidade virtual, a Pico.

Enquanto isso, a Tencent continua sendo a líder indiscutível no setor de jogos na China. A empresa, beneficiada pelo grande tráfego de usuários através de seu serviço de mensagens, o WeChat, acumulou uma extensa biblioteca de títulos, tanto na China quanto no exterior, por meio de aquisições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES