Entenda o que muda com a chegada das TVs com imagem 3D

Aparelhos com imagem em três dimensões chegam no 2º semestre

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sucesso de Avatar nos cinemas abriu as portas para o entretenimento em três dimensões. Agora, as maiores fabricantes de aparelhos de TV - entre elas Sony, Panasonic, LG e Samsung - prometem lançar nos EUA, até o final de 2010, televisores capazes de exibir imagens em 3D.

Eles utilizam uma tecnologia diferente da popularizada pelos óculos com lentes coloridas, em azul e vermelho. Quem quiser aproveitar, portanto, terá que comprar um novo aparelho, além de óculos especiais.

Confira abaixo o que você precisa saber sobre a chegada da televisão tridimensional.

>>> Terei que comprar uma TV nova? Quanto vai custar?

Para ver a programação em 3D transmitida pelos canais, ver filmes em Blu-Ray ou mesmo jogar videogame na nova tecnologia oferecida pelo PlayStation 3, será, sim, necessário comprar uma nova televisão.

É que toda imagem 3D utiliza uma técnica para "enganar" o cérebro e fazer com que percebamos profundidade em imagens bidimensionais exibidas na tela. E os aparelhos que chegam ao mercado no segundo semestre de 2010 utilizam uma técnica nova, com equipamentos que não funcionam com as televisões atuais.

Somos capazes de enxergar o mundo em 3D porque, basicamente, temos dois olhos. Como eles estão a alguns centímetros de distância um do outro, nosso cérebro capta as imagens projetadas nas retinas e "funde" em uma imagem única, com a sensação de três dimensões.

Os filmes e fotografias em 3D se aproveitam dessa capacidade do cérebro, com óculos capazes de filtrar parte da imagem bidimensional, de forma que cada olho perceba uma imagem diferente. É assim com as lentes tradicionais, aquelas de celofane azul e vermelho, e com os que usamos nos cinemas - com lentes polarizadoras, que deixam passar ondas luminosas específicas para cada olho.

As novas TVs 3D usam um óculos mais moderno, com lentes de cristal líquido. O aparelho passa a exibir 120 quadros diferentes por segundo: 60 para serem vistos pelo olho esquerdo, e 60 para o olho direito. O óculos eletrônico "percebe" o ritmo de exibição da TV, e bloqueia, alternadamente, a visão de cada um dos olhos. Tudo isso acontece muito rápido, de maneira que, na prática, esse "pisca-pisca" é imperceptível. Já no cérebro, a imagem é naturalmente "remontada", e você enxerga a imagem em 3D.

Para ter acesso a essa tecnologia, portanto, será necessário comprar um aparelho de TV capaz de "conversar" com os óculos de cristal líquido. A boa notícia é que, segundo os fabricantes, esses aparelhos não devem custar muito mais do que o preço médio de uma boa TV de alta definição vendida atualmente.

>>> Mas não existem TVs em 3D que não precisam de óculos?

Sim, existem. A Philips chegou a colocar no mercado um modelo, que utilizava tecnologia de lentes especiais colocadas sobre a tela, que dispensava o uso de óculos. O resultado, porém, não era tão nítido quanto ao apresentado nos aparelhos que necessitam de óculos. Além disso, era necessário ficar em uma posição específica em relação á tela para ver a imagem em 3D.

>>> Problemas de visão atrapalham para ver TV em 3D?

Podem atrapalhar, sim. De acordo com um estudo publicado por médicos no Reino Unido, entre 7 e 10% das pessoas simplesmente não conseguem perceber a imagem em 3D. Lembre-se: a imagem tridimensional é um "truque" aplicado em nosso cérebro, utilizando diferenças na imagem vista em cada um dos olhos. Quem não enxerga de um olho, por exemplo, não terá como ver a imagem 3D.

Outro problema pode surgir para quem precisa usar óculos de grau para ver TV. Se essa pessoa não conseguir colocar o equipamento para ver 3D por cima dos óculos normais, provavelmente terá de enfrentar desconfortos de visão durante o entretenimento.

>>> Já tenho antena e receptor de TV digital. Precisarei comprar udo novo?

Não, a TV 3D será transmitida pela mesma tecnologia de TV digital utilizada atualmente. Só será necessário trocar o televisor. A imagem codificada em 3D será transmitida simultaneamente à imagem tradicional, em duas dimensões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES