Exército francês testa “cão-robô” e poderá usá-lo em combate

O “cão-robô” tem ajudado os soldados a realizarem reconhecimento durante as atividades

Robô | École Spéciale Militaire de Saint-Cyr/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O exército francês está usando em treinamentos o Spot, robô quadrúpede da norte-americana Boston Dynamics. O “cão-robô” tem ajudado os soldados a realizarem reconhecimento durante as atividades.

A principal escola militar da França, École Spéciale Militaire de Saint-Cyr, divulgou fotos das ações no Twitter. Os testes são descritos pela instituição como uma forma de conscientizar os alunos sobre os desafios do amanhã e a robotização no campo de batalha.

Os soldados da escola militar, conforme o Ouest-France, participaram de dois dias de treinamentos em diferentes cenários. Os exercícios envolviam ações ofensivas e defensivas, e um teste de combate urbano.

Exército francês faz teste com "cão-robô" ( École Spéciale Militaire de Saint-Cyr/Divulgação )

Cada cenário era praticado apenas com humanos e, em seguida, com alunos e robôs. Dessa maneira, eles analisaram as diferenças de ter máquinas atuando no campo de batalha.

Apesar de atrasar as operações, o Spot ajudou a manter as tropas mais seguras. Um soldado disse que morreu durante um teste apenas com humanos, algo que pode ser evitado quando o robô foi utilizado para realizar o reconhecimento.

Entretanto, um dos problemas do cão robótico foi a vida útil da bateria. Durante um dos exercícios, ele ficou sem energia e precisou ser retirado do campo para ser recarregado.

Robôs no campo de batalha

A presença do Spot em campos de batalha simulados levanta questões sobre onde ele será implantado no futuro. A Boston Dynamics iniciou sua história criando modelos para o exército americano, mas se distanciou do meio militar ao focar no mercado comercial.

Hoje, a companhia tem uma grande preocupação sobre o uso dos robôs para prejudicar humanos. Tanto que os termos do Spot proíbem a utilização para ferir ou intimidar qualquer pessoa ou animal, ou como uma arma ou para habilitar armas.

É possível argumentar que o exército francês usa o robô para patrulhar prédios e isso não seria prejudicial a ninguém. Mas o reconhecimento é o prelúdio de um confronto militar, o que torna frágil a distinção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES