Fabricantes prometem “enxurrada” de tablets no mercado brasileiro

De acordo com a empresa de pesquisa IDC, as vendas de tablets no Brasil devem chegar a 300 mil unidades em 2011.

Segundo o IDC, a desoneração dos tablets só terá um impacto relevante sobre as vendas em 2012. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualmente, o usuário brasileiro que quiser comprar um tablet tem como opção, basicamente, o Samsung GalaxyTab, o Motorola Xoom, o ZTE V9 e a primeira versão do iPad. No entanto, várias fabricantes prometem o lançamento de modelos a partir do mês de junho. Empresas como Asus, LG e Positivo já preparam suas alternativas para o mercado de computadores portáteis.

A norte-americana Motorola e a coreana Samsung já produzem tablets no Brasil. A brasileira Positivo Informática planeja o lançamento de um modelo para o segundo semestre e a ZTE, da China, produzirá o aparelho em sua nova fábrica em Hortolândia, interior de São Paulo.

O governo publicou no Diário Oficial da União medida provisória que inclui computadores tablets no regime que dá incentivos fiscais para a produção de bens de informática.

A Samsung, que concorre com o iPad com o tablet Galaxy Tab, já produz o aparelho em sua fábrica de Campinas, interior de São Paulo. Porém, o Galaxy Tab --com tela de 7 polegadas-- não receberá benefícios fiscais por ter funções de voz e ser classificado oficialmente como um celular.

A ZTE --que anunciou investimento de 350 milhões de reais na fábrica em Hortolândia, durante a visita da presidente Dilma Rousseff à China em abril-- vai produzir seu tablet V9 na nova unidade e também sob contrato com a terceirizada Evadin, em Manaus.

O presidente da ZTE do Brasil, Eliandro Ávila, afirmou que ainda não há data fixa para começar a produção, mas que a demanda já é grande o bastante.

A Motorola, que compete no setor com o tablet Xoom, já produz o aparelho no país, na fábrica de Jaguariúna, interior de São Paulo. "A estratégia de precificação do tablet da empresa será revisada após a aprovação dos benefícios fiscais pelo governo", disse a companhia por e-mail.

A fabricante norte-americana afirmou já ter enviado requisição ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para usufruir dos benefícios fiscais para tablets.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES