Facebook Home pode levar a monopólio no ecossistema mobile

“Google+ Home” ou um “Google Now Home” deve chegar ao mercado em breve.

Facebook Home pode levar a monopólio no ecossistema mobile | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O lançamento do Facebook Home, aplicativo que transforma qualquer smartphone Android em uma espécie de "celular do Facebook", gerou uma onda críticas na mídia especializada. Analistas avaliaram os benefícios que o app pode trazer em receita para a maior rede social do mundo, ao mesmo tempo em que indicaram quem sai perdendo com a nova roupagem que o software mobile vai dar ao sistema operacional aberto do Google.

O TechCrunch argumenta que se a tela inicial realmente é "a alma do celular", como definiu Zuckerberg na apresentação de ontem, o Google também deve querer ser dono dessa alma, em vez de ser escanteada para o "app launcher" ou a "app drawer" - como a rede social chamou o espaço em que é possível acessar outros aplicativos, como o Gmail e o Google+, por exemplo.

O site especializado também acredita que um "Google+ Home" ou um "Google Now Home" deve chegar ao mercado em breve, para garantir ao gigante de buscas o pedaço de "alma" de que o Facebook se apossará a partir do dia 12 de abril, quando o Facebook Home chega à Play Store.

No lado bom, a análise do TechCrunch aponta para como o aplicativo é suave para navegar, de uma forma "quase não Android". A Wired, por sua vez, afirma que o Home é a melhor estratégia para o segmento mobile que o Facebook já teve.

Experiência do usuário

Mas é um elogio às avessas, uma vez que a revista classifica o Facebook Home como ode à "mediocridade", e diz que no evento de ontem ficou claro quem é o consumidor que a rede busca: "pessoas que não se importam com uma experiência completa e rica de internet, mas amam o Facebook". "Esse não é um produto lançado para quem se importa com a velocidade do processador. Droga (sic), esse não é um produto para quem sabe o que é um processador", diz o site.

O aplicativo é apontado como uma ferramenta para facilitar o uso do Facebook, mas não como "o melhor aplicativo". Mas, diz o texto, o Facebook não é "o melhor" em nenhuma das funcionalidades que oferece - localização, fotos, updates de status: todos, para a Wired, têm concorrentes melhores -, mas é o melhor em conectar pessoas. E se o Home busca ampliar isso, então funciona, argumenta.

A revista segue para dizer que, à parte quem já não gosta do Facebook, o Home não tem nenhum lado negativo - do ponto de vista do usuário. Mas alerta que entusiastas da tecnologia e consumidores que costumam adotar novos produtos e serviços assim que são lançados não terão interesse no HTC First. Já o mercado americano pode responder positivamente.

Mercado

O Mashable já opõe está última expectativa, e argumenta que nos Estados Unidos o consumidor não tem as duas principais características que o site vê para os clientes do HTC First: pessoas que não têm um smartphone e têm vida digital completamente conectada ao Facebook.

O site especializado também argumenta que a estratégia pode ser oferecer um produto barato para que os pais deem o primeiro celular para os filhos, o que funcionaria para tentar trazer os mais jovens de volta à rede social, uma vez que eles têm optado por se conectar através de serviços de mensagem como o Whatsapp e o Snapchat.

Alvos: os rivais

O TechCrunch coloca esses mesmos aplicativos como "alvos" da estratégia da rede social. O "engavetamento" dos outros aplicativos seria uma tática para que eles sejam de alguma forma "esquecidos" pelo usuário, argumenta o site, o que vai afetar Line, Whatsapp e seu semelhantes, que vêm apresentando forte concorrência mobile ao Facebook em termos de tempo dedicado.

Mais do que isso, o update mensal que a rede social prometeu ao Home pode significar o lançamento de uma série de apps internos e funcionalidades que, para o site, deixariam mais difícil descobrir aplicativos externos, o que consequentemente prejudicaria o ecossistema de startups do segmento mobile em geral. O Mashable endossa a importância da opção de escolha entre uma variedade de aplicativos e serviços.

De apps a OS, quem também perde é a Microsoft e o sistema operacional Windows Phone. O TechCrunch argumenta que, até ontem, o Windows Phone era o mais próximo de um "celular do Facebook", graças a algumas integrações que mostravam fotos e davam opções de compartilhamento da rede social nativos na interface mosaico. Com o Facebook Home, o Windows Phone se torna "redundante".

O site conjectura uma série de próximos passos do Facebook que poderiam deixar o Google - que aprovou o HTC First, para poder fazer downloads da loja online do Android, Google Play - em uma situação desconfortável. A rede social pode substituir o mecanismo de busca do telefone pelo Bing, da parceira Microsoft, ou pode ser que os usuários façam menos buscas no Google porque estão usando o telefone quase apenas para acessar o Facebook. Pode ser que a rede social opte por ter sua própria loja de aplicativos também, especula o TechCrunch.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES