Fãs correm para as lojas de Nova York para comprar o PlayStation 4

O novo console da Sony lançado no mercado americano e que chega no fim do mês ao Brasil

Gamer Joey Chiu, 24 anos, com o Playstation 4, ao lado de Jack Tretton, presidente da Sony Computer Entertainment of America | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os "gamers" correram na sexta-feira (15/11) para as lojas nos Estados Unidos para comprar o PlayStation 4 (PS4), o novo console da Sony lançado no mercado americano e que chega no fim do mês ao Brasil.

Casey Karch, morador de Washington, montou uma estratégia para garantir o console de última geração: às 21h00 estava na fila, formada por clientes que encomendaram os primeiros cem PS4 entregues à loja Gamestop, de Rockville, Maryland. "O primeiro dia tem uma certa magia. Sempre é bom estar entre os primeiros", disse.

Número 21 da fila, Casey esperou até meia-noite, quando dezenas de lojas nos Estados Unidos começaram a vender o produto. "Vou para casa jogar "Killzone". Depois dormirei algumas horas", contou à AFP, já com o PS4 nas mãos.

A Sony aposta em fãs como Casey para vencer a rival Microsoft, que lançará na próxima semana o novo Xbox One. Em Rockville, os fãs do Playstation estavam mais preocupados com o possível fim do estoque devido ao frenesi das compras de Natal.

Este foi o motivo que levou Jesse Rosario, 31º da fila, a garantir o seu produto.

"Tive o PS1, o PS2 e o PS3", disse, antes de revelar que havia comprado a nova versão do jogo "Call of Duty" e um jogo de basquete para inaugurar o PS4.

Outros explicaram que preferem o Playstation ao Xbox porque o console da Microsoft exige uma conexão com a internet e uma câmera permanente, dois aspectos que irritaram os jogadores e que obrigaram a empresa americana a recuar.

"Não quero uma câmera sobre mim. Não gosto", disse Chris Jones, um dos compradores do PS4.

Com um filho pequeno em casa, Chris disse que só usará o Playstation com jogos em discos, não on-line. "Nem todo mundo tem boas intenções na internet", destacou.

O lançamento do PS4, sete anos depois do PS3, acontece em um mercado cada vez mais influenciado pela crescente popularidade dos jogos on-line e nas redes sociais, desenvolvidos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O PS4 chega às lojas de Estados Unidos e Canadá. No dia 29 de novembro será a vez da Europa e da América Latina, enquanto no Japão o lançamento acontecerá em fevereiro de 2014, situação provocada pelo atraso no desenvolvimento dos jogos.

Com preço de 399 dólares no mercado americano, o PS4 é mais barato do que o Xbox One, que custará 499 dólares. Esse valor é bem abaixo dos 4.000 reais (cerca de 2.000 dólares) que o console custará para os brasileiros.

"Com o PS4, queríamos fazer um aparelho de alto rendimento a um preço baixo, para que exista um em todas as salas do mundo", disse à AFP Adam Boyes, vice-presidente da Sony Computer Entertainment America.

"Criamos uma máquina capaz de fazer coisas incríveis", disse.

"Assim como um canivete suíço, guardamos o melhor do que aprendemos com os dispositivos móveis para colocar no console", concluiu.

A empresa de consultoria Gartner calcula que as vendas de consoles de videogame provavelmente alcançarão 44 bilhões de dólares em todo o mundo em 2013, contra US$ 37 bilhões ano passado.

Apesar da concorrência, as novas versões são um grande sucesso: Grand Theft Auto V (GTA 5) faturou um bilhão de dólares em vendas nos primeiros três dias, enquanto "Call of Duty: Ghosts" arrecadou um bilhão em um dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES