Fim de validade dos créditos dos celulares pode fazer aumentar preço

O possível fim da validade de créditos de celular poderá aumentar o preço do serviço, segundo a Sinditelerasil

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O possível fim da validade de créditos de celular poderá aumentar o preço do serviço, segundo a Sinditelerasil (entidade que representa as operadoras de telefonia). Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (21), o órgão critica a decisão da semana passada da Justiça, que proibiu que as operadoras de telefonia móvel estabeleçam prazo de validade para os créditos pré-pagos.

Segundo o Sinditelebrasil, a decisão tomada na última quinta-feira (15) pela Justiça cria um "ambiente de insegurança jurídica e pode exigir uma nova reestruturação do modelo de sustentabilidade [do negócio]".

Para ocorrer a mudança imposta pelo veredicto da semana passada, a entidade defende que haja antes um debate com a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), as empresas envolvidas e a sociedade. Além disso, as operadoras defendem que elas cumprem as regras estabelecidas pela agência de telecomunicações brasileiras. Dentre elas, a que permite estabelecer prazo para o uso de créditos em aparelhos pré-pagos.

"A prestação do serviço na modalidade pré-paga só é sustentável se houver uma receita média por terminal compatível com os custos inerentes à prestação deste serviço, como operação e manutenção das redes e plataformas agregadas e estruturas de atendimento", diz a Sinditelebrasil.

A entidade também cita que toda operadora precisa pagar uma taxa anual para o governo de R$ 13,42 sobre cada celular que ela habilita, a título de taxa de fiscalização. Se o usuário não consumir créditos, a empresa corre o risco de pagar do próprio bolso esta taxa.

"Atualmente, grande parte da base de usuários do pré-pago no Brasil é inativa e esse universo pode ser ampliado significativamente com um eventual fim da validade do crédito, já que as empresas não terão como desligar a linha que ainda possui créditos, mesmo que o cliente não deseje mais usar aquele número."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES